Nintendo confirma que foi hackeada; 160 mil contas foram expostas

1 min de leitura
Imagem de: Nintendo confirma que foi hackeada; 160 mil contas foram expostas

A Nintendo confirmou nesta sexta-feira (24) que diversas contas de jogadores foram afetadas por uma falha de segurança na última semana. O caso ganhou força há alguns dias, depois de alguns relatos nas redes sociais de pessoas que tiveram o perfil acessado por terceiros e até compras realizadas sem autorização.

De acordo com a página de suporte da empresa no Japão, a brecha foi explorada no início de abril e foi direcionada a usuários que utilizam o sistema de login via Nintendo Network ID. Cerca de 160 mil contas ligadas às plataformas da companhia foram afetadas ao todo.

Ainda segundo a Nintendo, dados bancários não foram roubados, como números de cartões de crédito previamente cadastrados. Entretanto, algumas compras de fato foram realizadas no Nintendo Switch sem o consentimento dos usuários, e informações pessoais podem ter sido visualizadas e coletadas por invasores. Isso inclui nome completo, apelido, região, data de nascimento e endereço de email.

O que fazer?

Até o momento, a Nintendo já anunciou que automaticamente vai desabilitar o acesso de todos os jogadores a partir da Nintendo Network ID. Além disso, quem teve o perfil invadido vai receberá um aviso por email de que a senha foi resetada, e que um novo código deve ser criado.

Além disso, a fabricante reforça que uma boa ideia é habilitar a autenticação de dois fatores na conta — um procedimento fácil de ser liberado via smartphone e que o TecMundo já explicou como funciona.

"Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado e preocupações com nossos consumidores e parceiros. No futuro, faremos mais esforços para reforçar a segurança, para que eventos similares não ocorram", diz um comunicado oficial da marca. Ela garante que vai continuar as investigações para averiguar melhor a situação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.