Jogadores relatam invasão em contas da Nintendo; veja o que fazer

2 min de leitura
Imagem de: Jogadores relatam invasão em contas da Nintendo; veja o que fazer
Imagem: Nintendo

Uma série de donos de Nintendo Switch reclamou nos últimos dias de uma suposta invasão aos seus perfis da companhia, inclusive com relatos de movimentações financeiras usando a conta. Aparentemente, os casos não foram isolados, sendo que o problema já foi reconhecido pela companhia.

Vários logins não autorizados envolvem aplicativos de terceiros e acessos de países como Estados Unidos, Chile e Rússia, sendo que os donos originais não moram nesses locais. Alguns dos depoimentos datam do final de março, o que indica que o problema já é mais grave e duradouro do que parecia. Sites como o Twitter e o Resetera reuniram a maior parte das reclamações, mas até mesmo um funcionário da Eurogamer identificou tentativas de invasão.

A Nintendo iniciou recentemente uma campanha para divulgar a autenticação em dois fatores para os usuários, ensinando passo a passo como fazer o procedimento. A partir dele, você precisa confirmar um novo login em um dispositivo ainda não autorizado usando um aparelho escolhido por você — no caso, uma plataforma com Android ou iOS.

Não se sabe, entretanto, se essas publicações foram uma coincidência ou são uma forma de já iniciar a contenção de novas invasões. De qualquer forma, esse é um mecanismo de segurança recomendado para essa e todas as suas contas.

O lado da Nintendo

Em um posicionamento enviado ao site VGC, a Nintendo confirmou o caso e recomendou a utilização da autenticação em dois passos para todos os jogadores, sem fornecer mais detalhes sobre o caso. "Estamos cientes de relatos de acesso não autorizado a algumas contas da Nintendo e estamos investigando a situação", diz o comunicado.

Como habilitar a autenticação de dois fatores?

1. Faça o login e acesse a opção

A janela de configurações da conta.A janela de configurações da conta.Fonte:  TecMundo 

Logue com a sua conta da Nintendo no site da fabricante e acesse a opção "Configurações de acesso em segurança". No final da tela, vá em "Editar" na opção "Configuração da verificação em duas etapas", caso ela esteja listada como não configurada.

2. Confirme o seu email

Digite o código numérico recebido por email no campo indicado.Digite o código numérico recebido por email no campo indicado.Fonte:  TecMundo 

Em seguida, inicie a configuração e confirme o seu email, que será a forma de validação usada pela conta. A mensagem será enviada para o seu endereço com um código de seis dígitos.

3. Baixe o aplicativo e siga as instruções

Em seguida, você precisa baixar o aplicativo do Google Authenticator para Android ou no iOS. Ele é a "chave de segurança" que será usada para confirmar o seu acesso.

O código recebido no celular deve ser digitado no dispositivo usado na configuração.O código recebido no celular deve ser digitado no dispositivo usado na configuração.Fonte:  TecMundo 

Após fazer a instalação do app, siga os passos indicados na plataforma, que inclui ler o código de barras em formato QR Code disponibilizado pela empresa na tela. Em seguida, insira no PC o código numérico que aparece no celular. Pronto! Agora a sua dupla autenticação está ativada e ficou mais difícil invadir o seu perfil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.