Jogadores relatam invasão em contas da Nintendo; veja o que fazer

2 min de leitura
Imagem de: Jogadores relatam invasão em contas da Nintendo; veja o que fazer
Imagem: Nintendo
Avatar do autor

Uma série de donos de Nintendo Switch reclamou nos últimos dias de uma suposta invasão aos seus perfis da companhia, inclusive com relatos de movimentações financeiras usando a conta. Aparentemente, os casos não foram isolados, sendo que o problema já foi reconhecido pela companhia.

Vários logins não autorizados envolvem aplicativos de terceiros e acessos de países como Estados Unidos, Chile e Rússia, sendo que os donos originais não moram nesses locais. Alguns dos depoimentos datam do final de março, o que indica que o problema já é mais grave e duradouro do que parecia. Sites como o Twitter e o Resetera reuniram a maior parte das reclamações, mas até mesmo um funcionário da Eurogamer identificou tentativas de invasão.

A Nintendo iniciou recentemente uma campanha para divulgar a autenticação em dois fatores para os usuários, ensinando passo a passo como fazer o procedimento. A partir dele, você precisa confirmar um novo login em um dispositivo ainda não autorizado usando um aparelho escolhido por você — no caso, uma plataforma com Android ou iOS.

Não se sabe, entretanto, se essas publicações foram uma coincidência ou são uma forma de já iniciar a contenção de novas invasões. De qualquer forma, esse é um mecanismo de segurança recomendado para essa e todas as suas contas.

O lado da Nintendo

Em um posicionamento enviado ao site VGC, a Nintendo confirmou o caso e recomendou a utilização da autenticação em dois passos para todos os jogadores, sem fornecer mais detalhes sobre o caso. "Estamos cientes de relatos de acesso não autorizado a algumas contas da Nintendo e estamos investigando a situação", diz o comunicado.

Como habilitar a autenticação de dois fatores?

1. Faça o login e acesse a opção

A janela de configurações da conta.A janela de configurações da conta.Fonte:  TecMundo 

Logue com a sua conta da Nintendo no site da fabricante e acesse a opção "Configurações de acesso em segurança". No final da tela, vá em "Editar" na opção "Configuração da verificação em duas etapas", caso ela esteja listada como não configurada.

2. Confirme o seu email

Digite o código numérico recebido por email no campo indicado.Digite o código numérico recebido por email no campo indicado.Fonte:  TecMundo 

Em seguida, inicie a configuração e confirme o seu email, que será a forma de validação usada pela conta. A mensagem será enviada para o seu endereço com um código de seis dígitos.

3. Baixe o aplicativo e siga as instruções

Em seguida, você precisa baixar o aplicativo do Google Authenticator para Android ou no iOS. Ele é a "chave de segurança" que será usada para confirmar o seu acesso.

O código recebido no celular deve ser digitado no dispositivo usado na configuração.O código recebido no celular deve ser digitado no dispositivo usado na configuração.Fonte:  TecMundo 

Após fazer a instalação do app, siga os passos indicados na plataforma, que inclui ler o código de barras em formato QR Code disponibilizado pela empresa na tela. Em seguida, insira no PC o código numérico que aparece no celular. Pronto! Agora a sua dupla autenticação está ativada e ficou mais difícil invadir o seu perfil.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Jogadores relatam invasão em contas da Nintendo; veja o que fazer