Avast e E-Safety lançam curso de segurança online para jovens

2 min de leitura
Imagem de: Avast e E-Safety lançam curso de segurança online para jovens
Imagem: https://www.budsafeonline.cz/online-kurz

A Avast lançou um curso online para oferecer a crianças e adolescentes as melhores práticas de interação em mídias sociais. O curso pode ser utilizado por pais e professores junto aos seus filhos e alunos. Dessa forma, o conteúdo também ajuda os responsáveis por menores de idade na maneira de lidar com o compartilhamento de imagens relacionadas a esses jovens.

No último mês de fevereiro, a Avast realizou uma pesquisa sobre pais que compartilham, indiscriminadamente, conteúdo sobre seus filhos menores de idade em mídias sociais. Essa prática tem sido chamada de sharenting — junção de share (compartilhar) com parenting (o ato de ser pai/mãe). A pesquisa foi realizada na República Tcheca e no Brasil.

Diante dos dados apresentados por esse estudo, a Avast considerou que o nível de conscientização das pessoas sobre a prática do sharenting é insatisfatório, sendo que o atual momento de isolamento social em que estamos vivendo, devido à pandemia da covid-19, só impulsionou parte desses pais ao descontrole sobre o que compartilhar na internet, incluindo publicações sobre seus filhos.

Na República Tcheca, por meio do projeto sem fins lucrativos Be Safe Online, a Avast combinou o conhecimento de especialistas em segurança online com o carisma do influenciador digital Jirka Král, para fornecer um curso virtual divertido para o público adolescente, ensinando-os a se comportar com segurança na internet. Esse curso foi desenvolvido em conjunto com a Avast e a E-Safety.

YouTube Jirka Král, em um dos vídeos do projeto Be Safe Online. (Fonte: YouTube/Be Safe Online/Reprodução)Youtuber Jirka Král em um dos vídeos do projeto Be Safe Online. (Fonte: YouTube/Be Safe Online/Reprodução)Fonte:  YouTube/Be Safe Online 

O projeto Be Safe Online venceu o "Prêmio de Metas de Desenvolvimento Sustentável" na República Tcheca e agora tem sido expandido para outros países. De acordo com André Munhoz, country manager da Avast no Brasil, é possível que o Be Safe Online seja implantado em nosso país.

Por que o sharenting é perigoso?

Mais do que expor indivíduos que, muitas vezes, não são nem consultados sobre o compartilhamento de sua imagem em redes sociais, o sharenting pode ocasionar alguns problemas futuros, como o cyberbullying, sentimento de humilhação e, pior ainda, essas fotos podem ser roubadas por abusadores sexuais.

A Avast recomenda algumas dicas para diminuir os riscos sobre o mau compartilhamento de conteúdo de crianças e adolescentes nas redes sociais, como:

  • analisar o conteúdo antes de postar, a fim de detectar se ele é apropriado para ser exposto na internet. Em caso de dúvida, é bom consultar amigos e parentes;
  • ajustar as configurações de privacidade para garantir que a publicação seja acessada somente por pessoas confiáveis;
  • ativar níveis extras de segurança na conta, como a verificação em dois fatores;
  • ajustar o perfil da criança para controlar quem poderá identificá-lo;
  • usar somente serviços de armazenamento de fotos na nuvem considerados seguros.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.