Há 115 vacinas candidatas contra a covid-19, segundo a Nature

2 min de leitura
Imagem de: Há 115 vacinas candidatas contra a covid-19, segundo a Nature
Imagem: https://pixabay.com/photos/vaccine-chemist-syringe-ampoule-4892048/
Avatar do autor

A Nature estruturou um panorama sobre os estágios de desenvolvimento das vacinas contra a covid-19 que estão em andamento em todo o mundo. O banco de dados é atualizado constantemente e ajuda a apoiar a Coalizão de Inovações para a Prevenção de Epidemias (CEPI, na sigla em inglês), que reúne os trabalhos de autoridades globais de saúde e desenvolvedores de vacinas, em um esforço conjunto para criar uma vacina contra a covid-19.

Foco na vacina

O banco de dados da Nature lista os projetos de vacinas catalogados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como aqueles identificados a partir de fontes públicas e proprietárias. Além de fornecer informações relevantes para o CEPI, o panorama compartilha essas informações com outras autoridades mundiais da saúde, engajadas em esforços para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

A sequência genética do Sars-CoV-2 foi publicada em 11 de janeiro de 2020. De lá para cá, os esforços para desenvolver uma vacina contra a doença foi tamanho, que a primeira vacina candidata já teve os testes em seres humanos iniciados no dia 16 de março.

Fonte: Pixabay/Reprodução(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

115 vacinas candidatas

Atualmente, há 115 projetos de vacinas candidatas em andamento, dos quais 78 foram reportados como ativos e 37 ainda não foram confirmados. Dos 78 projetos ativos, 73 já iniciaram a fase pré-clínica, enquanto os projetos mais avançados já estão em fase clínica.

A variedade de plataformas tecnológicas exploradas no desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 é imensa e inclui abordagens totalmente inovadoras.

América Latina e África ficaram de fora

Dos projetos ativos de vacinas candidatas, 56 (72%) são de desenvolvedores privados/industriais, e 22 (28%) são do setor público e outras organizações sem fins lucrativos.

A maioria dos desenvolvedores (36, o que significa 46%) são da América do Norte. Da China, são 14 (18%), da Ásia (fora a China) e Austrália, são outros 14 (18%), e da Europa, mais 14 (18%). Ao todo, os desenvolvedores estão distribuídos por 19 países, que respondem por mais de três quartos da população mundial. Infelizmente, não foi registrado nenhum desenvolvedor da América Latina nem da África.

Vacina deve sair em tempo recorde

O CEPI emitiu recentemente um pedido de financiamento para apoiar os esforços globais de desenvolvimento de vacinas contra a covid-19, que possuem três pilares: velocidade, fabricação e implantação em escala e acesso global.

Os esforços entre organizações privadas e governamentais devem favorecer o desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde.

Leia também:

Fontes

Há 115 vacinas candidatas contra a covid-19, segundo a Nature