Windows 10X: atualizações levarão só 90 segundos, afirma Microsoft

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10X: atualizações levarão só 90 segundos, afirma Microsoft

Segundo a Microsoft, o sistema operacional especialmente desenvolvido para dispositivos com duas telas, Windows 10X, será capaz de baixar e instalar atualizações em menos de 90 segundos.

A gigante não informou se haverá exigências para atingir esse tempo recorde. Normalmente, atualizações rápidas exigem dispositivos de armazenamento mais rápidos, como SSDs. Quando equipado com discos rígidos convencionais, atualizações podem demorar horas — tanto para baixar, quanto para instalar, sem contar com o tempo de reinicialização da máquina.

Aparentemente, a Microsoft conseguirá proporcionar mais agilidade pela organização dos arquivos do sistema. No Windows 10X, os dados dos programas instalados ficarão separados dos arquivos do sistema operacional, rodando em uma espécie de emulador — conhecido como “contêiner”.

(Fonte: Microsoft/Divulgação)

Isso permite que as várias das etapas de instalação possam ser feitas em segundo plano, sem solicitar a reinicialização do aparelho. Assim, reiniciar o aparelho só é necessário na etapa final da atualização, poupando bastante tempo do usuário.

Na prática, a atualização demoraria mais do que 90 segundos para ser feita; mas a afirmação da Microsoft não é totalmente falsa — desde que os usuários do Windows 10X não percam mais de 1 minuto e meio para a tela de reinicialização.

Essa otimização nas atualizações é só mais uma das vantagens do uso de “contêineres”. Ao adotar a técnica, o sistema também é significativamente mais seguro e facilita o uso de retrocompatibilidade com aplicativos.

O Windows 10X ainda está em desenvolvimento e não há data para lançamento. Está curioso para ver como o sistema operacional irá funcionar? Confira o visual e outros detalhes do Windows 10X neste outro vazamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.