Windows 10X tem detalhes de seu funcionamento vazados

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10X tem detalhes de seu funcionamento vazados

No início de outubro, a Microsoft apresentou o Surface Duo, um equipamento híbrido, dobrável, com duas telas independentes, que será lançado somente no final de 2020. Este dispositivo vai rodar o Windows 10X, uma versão de seu sistema criado para lidar de forma otimizada com equipamentos de duas telas. Agora, o site Liliputing teve acesso a mais detalhes de suas características.

Os documentos vazados indicam que o Windows 10X vai herdar recursos do Windows 10 clássico, trazendo uma interface mais apropriada para dispositivos móveis, mas ele não será usado apenas em laptops e tablets.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Liliputing/Reprodução

A compatibilidade com aplicativos será mantida, tanto com os da Microsoft Store quanto os apps da Plataforma Universal do Windows (UWP, na sigla em inglês).

As maiores mudanças ficaram por conta da barra de tarefas, do menu Iniciar, que agora se chama “Lançador”, das opções rápidas e da tela de bloqueio.

Tela de Bloqueio

Fonte: Liliputing/Reprodução

Ao contrário do Windows 10, no Windows 10X, ao sair do modo de espera, tentará reconhecer o rosto do usuário imediatamente, ao invés de necessitar de um clique para pular a tela de bloqueio e ir para o reconhecimento.

Lançador

Fonte: Liliputing/Reprodução

O Lançador que substitui o menu Iniciar possui uma caixa de pesquisa na parte de cima, uma área com atalhes para aplicativos logo abaixo, seguida por recomendações de apps e documentos. Os atalhos podem ser reorganizados pelos usuários, que ainda podem acessar todos os apps de uma vez, ao clicar em “Mostrar todos’”. Também é possível criar pastas para grupos de apps específicos.

As recomendações serão feitas de acordo com os apps mais utilizados, assim como os instalados recentemente.

Barra de tarefas

Mais uma vez, este recurso vai funcionar bastante parecido com o que já temos no Windows 10, mas a interface será otimizada para telas sensíveis ao toque, com ícones maiores.

Os usuários poderão abrir apps e alternar entre eles. Se houver mais de uma instância de um app, elas poderão ficar agrupadas. Há um ícone que mostra os apps usados recentemente, igual à funcionalidade de sistemas como iOS e Android.

Configurações rápidas

Os documentos não mostraram nenhuma imagem do “Configurações rápidas”, mas a Microsoft descreve o recurso como uma área de atalhos para que os usuários possam acessar as configurações mais essenciais do Windows 10X, de forma focada e eficiente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.