Segurança industrial preocupa com 65% dos sistemas desatualizados

1 min de leitura
Imagem de: Segurança industrial preocupa com 65% dos sistemas desatualizados
Imagem: IMAM

A nova era industrial já está aí com a Internet das Coisas (IoT, em inglês), 5Ginteligência artificial (IA) em diversas frentes, mas um quesito ainda preocupa bastante: a segurança. Isso porque grande parte das fábricas e redes de manufatura contam com sistemas obsoletos. Para ser mais específico, levantamento da Trend Micro aponta para 65% dos ambientes pesquisados vulneráveis a problemas já conhecidos há mais de dez anos.

O relatório “Protegendo Fábricas Inteligentes: Ameaças aos Ambientes de Fabricação na Era da Indústria 4.0” aborda justamente questões relacionadas à IoT e conectividade constante. Redes de operações anteriormente isoladas agora estão sendo conectadas para ganhar eficiência, mas isso expõe protocolos proprietários inseguros e equipamentos antigos.

"A indústria 4.0 oferece oportunidades inigualáveis para aumentar a produtividade, melhorar as eficiências de processamento e realizar manufatura sob demanda, mas também altera dramaticamente o modelo de risco de ameaças para essas instalações”, avalia Steve Quane, vice-presidente executivo de Network Defense e Hybrid Cloud Security para Trend Micro.

indústriaFonte: Meio Filtrante

A solução é o investimento na atualização de hardware e software e no constante monitoramento sobre novas ameaças. Afinal, além das pragas já conhecidas, os sistemas também precisam lidar com o surgimento diário de novos malwares e técnicas de ransomware.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.