Vazamento em massa expõe 773 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas

1 min de leitura
Imagem de: Vazamento em massa expõe 773 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas

O especialista em segurança online Troy Hunt revelou a descoberta de um vazamento de informações em massa chamado de "Collection #1", que reúne dados como 773 milhões de e-mails e 21 milhões de senhas.

Segundo Hunt, as credenciais presentes no Collection #1 fazem parte de diversos vazamentos de dados que aconteceram nos últimos anos. A diferença é que agora as informações estão catalogadas e divididas em categorias, o que facilita a vida dos hackers.

De acordo com o especialista de segurança, o arquivo que contém as informações e está sendo repassado por hackers se chama Collection #1, o que deu nome ao vazamento, possui cerca de 12 mil pastas e 87 GB de dados no total.

O que fazer se fui vítima?

Na quarta-feira, Troy Hunt disse no Twitter que seu site, o confiável Have I Been Pwned, vai começar a enviar notificações para mais de 768 mil usuários que foram afetados pelo Collection #1.

Se você não conhece, a ferramenta é um ótimo passo para saber se seus dados já apareceram nesse ou em outro grande vazamento de informações online. Para fazer o teste, basta inserir seu e-mail no site de Troy Hunt para fazer o teste.

Segundo o especialista de segurança, até alguns dados dele apareceram no grande vazamento, mas tratam-se de senhas que já não são mais usadas. Levando em conta o exemplo de Hunt, a principal dica para quem teve seus dados vazados é trocar de senha, principalmente se você usa a mesma palavra-passe há anos e a reutiliza em mais de um site ou serviço online.

E na hora de escolher uma senha nova, recomendamos não utilizar uma dessas. Além disso, o Have I Been Pwned também oferece uma ferramenta para Passwords que pode ser útil: o site de Troy Hunt possui uma divisão que analisa palavras-passe e vê se elas já foram vazadas anteriormente. Logo, se você está pensando em colocar uma senha simples para proteger suas mídias sociais, é melhor ser cauteloso e pensar em uma palavra-passe mais forte.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.