Cuidado! Retrospectiva 2018 no WhatsApp é golpe com link malicioso

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Retrospectiva 2018 no WhatsApp é golpe com link malicioso

Nessa época é comum as principais plataformas oferecem algum tipo de retrospectiva, para você rever os melhores momentos do ano — é assim com o Facebook, o Spotify, o Instagram, entre outros. E agora há também uma ferramenta que faz um balanço anual de fotos antigas, status e conversas, certo? Errado! Esse é o mais novo golpe que vem seduzindo vários usuários a clicar em um link malicioso.

Sempre observe se o link é verdadeiro e utilize apps de segurança anti-phishing

O ataque foi identificado pelo dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança. O objetivo de quem vem disseminando isso é gerar lucro por meio de publicidade e, em alguns casos, pescar os dados pessoais por meio de falsas páginas de promoção — o famoso phishing. Em apenas 16 horas, foram 339 mil detecções.

“Os cibercriminosos costumam utilizar datas relevantes como gancho para criar formas de enganar os usuários. Foi assim com Copa do Mundo, eleições, Black Friday, e agora com o fim do ano. Essa é uma das formas mais comuns de tentar dar credibilidade para o link que está sendo compartilhado e as pessoas precisam estar sempre atentas. Por isso, é muito importante checar com as empresas se qualquer promoção, serviço ou ação de marketing de fato é verdadeira”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não (isso pode ser feito pelo site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br) e utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.