Mensagens SMS são um dos principais vetores de golpes cibernéticos. Por exemplo, já mostramos aqui um TecMundo como é realizado um golpe de phishing com o nome do Banco do Brasil. Essas mensagens, falsas, têm o intuito de roubar dados pessoais de vítimas — algumas delas vão além e buscam até roubar dados bancários ou infectar o celular com spywares.

Phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link acompanhante para você resolver a situação. O phishing também pode ser caracterizado como sites falsos que pedem dados de visitantes. A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do banco/ecommerce para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias.

A BBC elencou algumas melhores práticas que os usuários devem ter para se proteger contra golpes recebidos no celular via SMS. Acompanhe tudo aqui embaixo:

  • Adeus, links: não clique em links enviados via SMS (se você não pediu por eles). É simples: empresas e bancos não enviam links que te levam para outro lugar. Então, se você recebeu um SMS com um link, simplesmente delete a mensagem — pode ser interessante bloquear o número que enviou a mensagem.
  • Desconfie: sempre desconfie de mensagens que chegam no seu aparelho sem qualquer tipo de solicitação. Por exemplo, você tem a autenticação de dois fatores ativada em algum site e está tentando logar; uma mensagem SMS poderá chegar. Agora, sem qualquer solicitação, ignore SMSs recebidos.
  • Não entre em contato: não ligue para o número que enviou a mensagem falsa. Também não guarde o número e nem responda a mensagem. Novamente, simplesmente delete a mensagem.
  • Não envie sua senha: recebeu uma mensagem do seu banco pedindo senha ou informação pessoal? Não responda, por mais verdadeira que a mensagem pareça. Aliás, não envie suas informações pessoais para qualquer contato desconhecido.

Vale notar que as melhores práticas também servem para emails recebidos

Cupons de desconto TecMundo: