Programa que promete trapaça em Fortnite é malware para Windows disfarçado

1 min de leitura
Imagem de: Programa que promete trapaça em Fortnite é malware para Windows disfarçado

A popularidade de Fortnite, que é atualmente o game free-to-play mais jogado do mundo, naturalmente acabou chamando a atenção de quem só tem interesse em espalhar programas maliciosos nos computadores e celulares das outras pessoas.

Uma das formas de fazer isso, segundo o serviço de streaming de jogos Rainway, é tirando proveito dos jogadores que buscam programas para trapacear no game. A empresa diz ter descoberto um adware para Windows que está sendo distribuído na internet com a promessa de dar infinitos V-Bucks (o dinheiro de Fortnite) para os jogadores, além de uma assistência de mira nas armas.

Nem é preciso dizer que o programa não cumpre com nenhuma dessas promessas. O adware executa um ataque man-in-the-middle em todos os sites visitados naquela máquina, enchendo o navegador do usuário com anúncios que não deveriam estar ali e enviando a receita obtida com a visualização dessa publicidade para os criadores do malware.

A Rainway diz ter baixado centenas de programas que prometiam trapaças em Fortnite para verificar o que eles poderiam fazer nos computadores.

A Rainway diz ter baixado centenas de programas que prometiam algum tipo de trapaça em Fortnite para verificar o que eles poderiam fazer nos computadores quando instalados. Segundo a empresa, esse adware em questão foi baixado cerca de 78 mil vezes antes de ser descoberto.

No caso de jogos online, a recomendação de segurança é não instalar programas que prometam assistência na mira, itens extras ou qualquer outro tipo de trapaça. Além de prejudicar os outros jogadores, você pode acabar com um computador infectado.

Essa não é a primeira vez que usaram o nome de Fortnite para espalhar arquivos maliciosos. Como o jogo ainda não foi lançado para celulares com Android, é possível encontrar na internet arquivos APK que dizem ser de instalação do jogo, mas não passam de uma maneira de infectar os smartphones dos usuários. Nesse caso, não custa lembrar que a desenvolvedora prometeu o lançamento da versão oficial para Android ainda neste trimestre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.