A Mozilla anunciou nesta terça-feira (26) uma interessante ferramenta para adicionar uma camada extra de segurança às suas contas de email. O Firefox Monitor usa o rastreamento do site HaveIBeenPwned.com (HIBP) para trazer um sistema que checa se você está em alguma lista conhecida de ocorrências de vulnerabilidade e ainda te alerta caso isso aconteça.

Para quem não conhece, o HIBP, criado pelo expert no assunto Troy Hunt, é uma enorme base de dados que adiciona diariamente informações sobre empresas, produtos ou serviços que foram comprometidos por ataques de hackers, vazamentos ilegais, entre outros incidentes que possam ter suas credenciais expostas aos criminosos.

O uso é bem simples e serve não somente para os usuários do Firefox quanto para os de outros navegadores: é só você cadastrar seu email que a plataforma mostra se ele aparece em violações conhecidas, assim como onde isso aconteceu e quais tipos de dados pessoais foram exibidos em cada uma delas. Depois disso, alertas serão enviados no caso de seus registros sofrerem novos ataques e o site também vai oferecer recomendações para evitar brechas e o que fazer caso elas aconteçam.

mozilla firefox

Mozilla diz que trabalhou ao lado da Cloudflare para criar um método anônimo de compartilhamento com o HIPD, para que suas contas não venham parar nas mãos de terceiros. A novidade deve começar a ser distribuída na próxima semana, inicialmente à cerca de 250 mil usuários, em sua maior parte nos Estados Unidos, e depois deve ser estar presente aos poucos em outros países.

Cupons de desconto TecMundo: