Não clique! Mensagem no WhatsApp que mostra postos com combustível é falsa

1 min de leitura
Imagem de: Não clique! Mensagem no WhatsApp que mostra postos com combustível é falsa

Os cibercriminosos brasileiros já surfam na onda da greve dos caminhoneiros. Utilizando uma combinação de tema e timming, os criminosos estão enviando links maliciosos que enganam vítimas no WhatsApp ao indicar postos de gasolina com combustível.

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para uma página fraudulenta

"Na mensagem, a vítima recebe um link malicioso, na esperança de encontrar uma lista de postos de gasolina em que o combustível ainda estaria disponível. Em menos de 24 horas, mais de 60 mil usuários acessaram a página falsa e foram expostos a ciberataques que podem variar de acordo com o sistema operacional do smartphone", nota a Kaspersky.

Ao acessar o link, o usuário é redirecionado para uma página fraudulenta e, para acessar a falsa lista com os nomes dos postos que ainda tem combustível, solicita a cidade e estado em que a vítima se encontra. Além disso, a vítima cai em sites que oferecem serviços pagos. Ou seja: ela acaba gerando renda para os cibercriminosos por meio de propagandas e instalação de apps.

golpeGolpe

"É a mesma tática de golpes anteriores que utiliza um tema de grande interesse da população, só que em um momento crítico de uma greve", afirma Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab. "O criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de page-views no site cheio de propaganda, pela instalação dos aplicativos sugeridos pela página, num esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos, como já vimos anteriormente".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.