Ciberataque global já atingiu cerca de 200 mil roteadores da Cisco

1 min de leitura
Imagem de: Ciberataque global já atingiu cerca de 200 mil roteadores da Cisco

Países em todo o mundo estão passando dificuldades no que toca segurança da informação, isso porque um grande ataque hacker está se aproveitando de vulnerabilidades presentes em cerca de 200 mil roteadores da Cisco, uma das maiores empresas para soluções de rede. Entre os países afetados, o Irã já afirmou oficialmente ser vítima, enquanto os Estados Unidos, China, Índia e alguns países da Europa também foram afetados.

Ainda não há relatos de dispositivos afetados no Brasil

As vulnerabilidades são encontradas em roteadores da Cisco que ainda não receberam patches de segurança para o protocolo Smart Install. Segundo relatos do Irã, os atacantes colocaram imagens da bandeira norte-americana nos PCs invadidos com a mensagem: "não mexam com as nossas eleições".

"O ataque aparentemente afetou 200 mil roteadores ao redor do mundo em um ataque generalizado, incluindo 3.500 roteadores no nosso país", disse o Ministério de Comunicação e Tecnologia da Informação iraniano em nota veiculada pela agência oficial de notícias Irna. "Como resultado, estamos adotando uma postura ativa e estamos avisando a consumidores, novamente, sobre o risco elevado e possíveis caminhos de remediação".

Outros números incluem 55 mil roteadores afetados nos Estados Unidos e cerca de 14 mil na China. Ainda não há relatos de dispositivos afetados no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.