Um sol brilhando no fundo, um bebê bocejando e aquela mensagem em Comic Sans: "Bom dia!". Quem nunca recebeu essa imagem de alguma tia gente boa no WhatsApp, que jogue a primeira pedra.

Muita gente se incomoda com o flood de imagens em grupos de WhatsApp. Exatamente por isso, a Google criou um recurso que busca conter esse problema. Isso será feito via Files Go, uma ferramenta que reconhece esse tipo de mensagem e tem a capacidade de apagar a imagem do celular de maneira automática. 

O recurso do Files Go ainda não está disponível no Brasil, mas deve ser questão de tempo para a ferramenta desembarcar por aqui

Apesar de o Brasil sofrer pouco com isso, a questão é grave na Índia: as palavras cheias de boas intenções que estão travando celulares a rodo no país. Pesquisadores da Google descobriram que, todos os dias, um em cada três smartphones da Índia fica sem espaço na memória. O motivo? As mesmas mensagens com flores, pôr do sol e frases bonitinhas enviadas para comemorar um novo dia.

A busca por “imagens de bom dia” no Google cresceu mais de dez vezes nos últimos 5 anos por lá. Virou categoria no Pinterest. O primeiro ministro Narendra Modi acorda por volta das 5h, pratica ioga e sai disparando mensagens de bom dia — e cobra respostas. Sério. A Índia é o maior mercado do WhatsApp, com 200 milhões de usuários ativos mensais. Sim, basicamente, o país é um amontoado de 1,32 bilhões de “tias do zap” em potencial.

Nota da redação: obrigado ao pessoal do The BRIEF pelas palavras acima

O recurso novo do Files Go ainda não está disponível no Brasil, mas deve ser questão de tempo para a nova ferramenta desembarcar no app. Por enquanto, para não encher o seu celular de imagens desnecesárias, desative o download automático nas configurações do WhatsApp.

Cupons de desconto TecMundo: