Uber: falha na autenticação por dois fatores deixa usuários vulneráveis

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De acordo com uma publicação do ZDNet, um pesquisador de segurança digital indiano chamado Karan Saini teria encontrado uma forma relativamente simples de burlar a autenticação por dois fatores para login em contas do Uber, aquele sistema que pede a confirmação de um código enviado por SMS antes de dar acesso ao serviço pelo app ou mesmo na web. De acordo com o artigo, Saini teria descrito o bug à Uber, mas a empresa considerou o relato apenas “informativo”.

Esse relato não é particularmente severo e é provavelmente um problema conhecido

Isso quer dizer que, apesar de as informações de Saini serem úteis para a resolução do problema, a falha não precisava ser corrigida imediatamente. “Esse relato não é particularmente severo e é provavelmente um problema conhecido”, disse Rob Fletcher, gerente de engenharia de segurança na Uber, em email enviado a Saini.

Em contato com o ZDNet, Saini questionou a utilidade da autenticação por dois fatores no Uber quando essa ferramenta não é utilizada para gerar mais segurança para o usuário. De acordo com ele, se você sabe que o seu sistema de autenticação por dois fatores tem uma falha fundamental, não há finalidade de tê-lo em seu serviço. Ferramentas como essa são utilizdas para prevenir que usuários tiveram senhas roubadas ou vazadas tenham suas contas comprometidas

Considerados suspeitos

Contatado pelo veículo, o líder da equipe de engenharia de segurança da Uber explicou que esse sistema de autenticação não é utilizado em todas as tentativas de login na plataforma. “Usamos isso apenas quando determinados pedidos de login são considerados suspeitos, e esta não é uma configuração usada em todos os dispositivos”, explicou. Fletcher ainda afirma que a Uber utiliza um sistema de inteligência artificial para determinar quando é necessário solicitar uma autenticação de dois fatores.

Aparentemente, a Uber ainda não conseguiu resolver a falha em questão, e problema pode ter a ver com testes que a empresa vem realizado na recuperação de contas de usuários que perderam seus smartphones e, por isso, não conseguem receber SMS com códigos de confirmação. A Uber também admitiu que recebeu múltiplos relatos dessa falha em específico e, por isso considerou o reporte de Saini “informativo”. Não há informações quanto a um prazo para resolução do problema.

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