Quad9: serviço gratuito da IBM promete aumentar segurança do setor IoT

1 min de leitura
Imagem de: Quad9: serviço gratuito da IBM promete aumentar segurança do setor IoT

Basta ir a qualquer evento de tecnologia ou bater um papo rápido com executivos do setor para que dois temas surjam de forma quase que imediata: transformação digital e Internet das Coisas. É nesse segundo item que a IBM tem focado seus esforços nesta semana, já que a empresa acaba de anunciar um novo projeto que promete reforçar a proteção de dispositivos IoT contra ataques e invasões de cibercriminosos.

A segurança é um dos assuntos mais relevantes quando se fala de gadgets conectados, já que cada novo aparelho online pode ser uma porta de entrada na sua rede para visitantes indesejados. Chamado de Quad9, o serviço desenvolvido em parceria com a Packet Clearing House e a Global Cyber Alliance tem a proposta de colocar uma barreira extra no caminho dos invasores – e tudo isso na faixa, claro.

O funcionamento do produto, na verdade, é bem simples. Isso porque ele age como um DNS recheado de customizações de segurança. Atendendo no IP 9.9.9.9, a novidade da IBM diz não armazenar (ou vender) informações sensíveis ou facilmente identificáveis dos usuários, o que acaba dificultando consideravelmente a vida de bisbilhoteiros de plantão.

De quebra, o Quad9 filtra por padrão domínios e endereços associados com práticas de phishing e malware, evitando que ataques concentrados passem pelo serviço e atinjam os clientes da empresa. Se a brincadeira parece interessante, vale a pena dar uma olhada no site do produto, que traz tanto uma descrição mais detalhada quanto informações de como configurar o DNS nas suas máquinas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.