privacidade das pessoas nesse mundo tão conectado é uma questão que divide muitas pessoas. É inegável que, com tantas funções dos mais diversos tipos nos smartphones, seja um pouco complicado se manter totalmente incógnito. Porém, certos recursos dos celulares devem ser mantidos sob controle para evitar uma exposição não apenas desnecessária, mas também perigosa para a integridade dos usuários.

O desenvolvedor Felix Krause revelou recentemente em seu blog pessoa uma falha grave no iOS – o sistema operacional dos iPhones – que pode permitir que aplicativos com acesso à câmera do aparelho gravem imagens autonomamente, sem que o usuário pressione um botão ou algo do tipo.

De olho em tudo

Até os recursos de reconhecimento fácil podem ser ativados sem o conhecimento ou a ordem explícita do usuário

O problema pode ser maior ainda visto que aplicativos com autorizações específicas podem acessam as câmeras frontal e traseira dos dispositivos e fazer upload das imagens registradas por meio delas, sejam fotos ou vídeos. Até os recursos de reconhecimento fácil podem ser ativados sem o conhecimento ou a ordem explícita do usuário enquanto o app estiver rodando de fundo no seu aparelho.

O vídeo a seguir mostra um pouco de como isso funciona usando um aplicativo criado pelo próprio desenvolvedor para servir como exemplo:

A falha já foi devidamente informada para a Apple e certamente as alterações necessárias já devem estar sendo desenvolvidas para futuras atualizações do sistema.

Cupons de desconto TecMundo: