Segurança: Cisco treina seus colaboradores com emails de phishing falsos

1 min de leitura
Imagem de: Segurança: Cisco treina seus colaboradores com emails de phishing falsos
Imagem: luno

Steve Martino, chefe de segurança digital na Cisco, explicou ao Business Insider como pequenas e grandes empresas podem se tornar bem menos vulneráveis a ataques hacker com algumas técnicas relativamente simples. O executivo explicou que uma das melhores formas de fazer isso é treinar seus colaboradores em cenários que simulem tentativas de ataque reais. Por exemplo, enviar emails de phishing falsos para os empregados e ver se eles estão sendo facilmente enganados.

Com a ameaça de phishing constante na caixa de entrada dos funcionários, a Cisco conseguiu fazer com que sua equipe ficasse muito mais atenta a esse tipo de fraude. A ideia, segundo, Martino, é diminuir a taxa de “click-through”, que basicamente significa a quantidade de vezes que os destinatários clicam em links de remetentes suspeitos.

“Conseguimos reduzir nossa taxa de click-through em 60% depois de oferecer aos funcionários esse treinamento”, disse Martino. Ao clicar em um link de email de phishing falso, os funcionários da Cisco são redirecionados a um vídeo tutorial que mostra algumas técnicas de proteção contra esses ataques.

phishing

Outras dicas para grandes e pequenos negócios quanto a segurança digital são:

Proteger com mais afinco os dados vitais da empresa. Ou seja, identificar quais são as informações mais valiosas que a companhia tem em seus servidores e focar mais tempo dos seus esforços de segurança naquilo.

No caso de um ataque, é interessante ter ferramentas capazes de rastrear os hackers que tentaram entrar no seu sistema. Com isso, você pode identificá-los e denunciá-los às autoridades.

Para o time de TI, é necessário criar uma coleção de protocolos a serem seguidos no caso de um ataque de larga escala. Ou seja, definir procedimentos que precisam ser seguidos à risca assim que um ataque é identificado. É necessário também fazer simulações com toda a equipe para que, na hora do vamos ver, todo mundo saiba na prática o que fazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.