Uma tentativa de golpe foi descoberta em um link pago do Google que supostamente redirecionaria o usuário para o site do DETRAN de Santa Catarina, mas que na verdade leva para uma página falsa que rouba os dados das vítimas infectando seus computadores com malware. A denúncia foi feita ao TecMundo pelo leitor Vinicius Aguiar.

O maior perigo desse golpe em questão é que o link falso está sendo veiculado pelo próprio Google em um de seus anúncios pagos

Esse tipo de golpe se chama phishing, um método de ataque que tem como base o desconhecimento do usuário, que acessa um site ou serviço falsos e insere dados pessoas, que são roubados e utilizados até para tirar dinheiro das vítimas. Os cibercriminosos usam links atraentes para as pessoas para implantar um malware em seus computadores, deixando vulnerável a defesa do equipamento.

O maior perigo desse golpe em questão é que o link falso está sendo veiculado pelo próprio Google em um de seus anúncios pagos. Os Google Ads funcionam assim: você paga um valor em dinheiro para a Google e tem o site do seu negócio exposto como primeira opção na ferramenta de busca da empresa. Cibercriminosos usam dessa tática para enganar quem procura o DETRAN de Santa Catarina no Google colocando o site falso na primeira posição dos resultados da busca, que onde geralmente as pessoas mais clicam.

captura do google

Golpe quase perfeito

Ao acessar esse link falso, é possível visualizar um site completamente idêntico à página verdadeira do DETRAN/SC, mas onde nem todas as seções podem ser clicadas, pois não funcionam. Nos campos centrais é possível inserir dados como placa de carro, Renavam, CNH ou CPF e, quando o botão OK é clicado, uma outra área do site é acessada e avisa o usuário que a solicitação dele está sendo realizada.

Após esses passos, um arquivo compactado com extensão ZIP é baixado para o computador do usuário e, dentro dele, um arquivo malicioso com extensão EXE pode infectar o seu computador caso seja executado por alguém desavisado.

Uma captura do site detran

O parecer da Google

O TecMundo entrou em contato com a Google para maiores esclarecimentos e a equipe responsável comentou que o caso já foi encaminhado para investigação. O link do Google Ads na ferramenta de busca já foi removido e apenas o endereço real da página do DETRAN de Santa Catarina é exibido.

Cupons de desconto TecMundo: