Cuidado: página falsa do Uber no Facebook aplica golpe em usuários

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado: página falsa do Uber no Facebook aplica golpe em usuários

Uma página falsa do Uber no Facebook tem aplicado um golpe de phishing em usuários mais descuidados. Chamada Uber Parceiros, a página – que não tem nenhuma ligação com o Uber verdadeiro – tem veiculado postagens patrocinadas na rede social com promoções falsas que levam para um site onde os dados de quem acessa podem ser roubados.

Caso você não saiba, phishing é um dos métodos de ataque mais antigos, já que "metade do trabalho" é enganar o usuário de computador ou smartphone. Como uma "pescaria", o cibercriminoso envia um texto indicando que você ganhou algum prêmio ou dinheiro (ou está devendo algum valor) e, normalmente, um link para você resolver a situação.

A armadilha acontece quando você entra nesse link e insere os seus dados sensíveis — normalmente, há um site falso do serviço para ludibriar a vítima —, como nome completo, telefone, CPF e números de contas bancárias. Tendo esses dados em mãos, os hackers podem desviar valores monetários sem a sua autorização.

uberÀ esquerda, imagem da página oficial do Uber no Facebook com sua verificação de segurança. À direita, a página falsa que tem aplicado golpes de phishing

Como se proteger?

O melhor método para se proteger contra esse tipo de golpe é prestar bastante atenção nas mensagens que recebe e nos links que você acessa. No caso desse golpe específico, é possível notar que a página falsa do Uber não possui a verificação de segurança do Facebook, na forma de um sinal de visto azul, enquanto que a verdadeira tem.

O site para o qual o golpe conduzia o usuário também é falsa – e encontra-se nesse momento fora do ar por motivos desconhecidos. Dá para reparar que o endereço falso http://www.uberparceiros.com/ é diferente do domínio oficial da empresa, o https://www.uber.com/. Evite sempre inserir seus dados pessoais em páginas que você não tem certeza se são seguras.

Mais informações sobre o golpe poderão ser atualizadas aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.