Um em cada cinco dispositivos da Internet das Coisas no Brasil é vulnerável

1 min de leitura
Imagem de: Um em cada cinco dispositivos da Internet das Coisas no Brasil é vulnerável

A Avast descobriu que 62,4% dos roteadores no Brasil são vulneráveis

A Avast revelou os resultados de sua última pesquisa em dispositivos inteligentes no Brasil, incluindo webcams, babás eletrônicas, impressoras e roteadores. Os pesquisadores da empresa descobriram que 20,1% dos dispositivos da Internet das Coisas no Brasil são vulneráveis a ataques cibernéticos, colocando um risco para a privacidade e para a segurança das pessoas.

Entre esses dispositivos estão webcams e babás eletrônicas, das quais 22,3% são vulneráveis, podendo ser utilizadas para espionar pessoas e seus filhos. Além disso, 9,7% das impressoras não são seguras. Mais em risco, no entanto, estão os roteadores. A Avast descobriu que 62,4% dos roteadores no Brasil são vulneráveis.

Armadilhas em roteadores

Por meio de roteadores vulneráveis, os cibercriminosos podem acessar outros dispositivos conectados à rede, tais como webcams, TVs inteligentes ou dispositivos de cozinha inteligentes. Em geral, qualquer dispositivo vulnerável pode ser usado para infectar outros dispositivos, adicioná-los a uma botnet ou para assumir o controle deles e prejudicar seu proprietário.

Os fabricantes de dispositivos inteligentes também coletam e armazenam dados de usuários

Isso inclui cozinhas inteligentes e outros dispositivos domésticos, aos quais os cibercriminosos podem dar ordens remotas. Os fabricantes de dispositivos inteligentes também coletam e armazenam dados de usuários, incluindo os dados comportamentais, informações de contato e detalhes de cartões de crédito, o que representa um risco adicional se interceptados por cibercriminosos.

Invasão de privacidade

Como quase um quarto das webcams e babás eletrônicas no Brasil são vulneráveis, os cibercriminosos podem acessá-las facilmente e visualizar pessoas em seus espaços privados, podendo até mesmo retransmitir as imagens diretamente na internet.

Os usuários precisam contribuir para tornar o mundo online um lugar mais seguro, mantendo o software atualizado

"Com centenas de milhares de dispositivos vulneráveis espalhados por todo o mundo, os cibercriminosos podem criar uma botnet para atacar e derrubar servidores e sites, como vimos no ano passado quando o Dyn, um provedor de serviço de nomes de domínio (DNS) foi atacado, interrompendo o tráfego para sites grandes incluindo Amazon, Twitter e Reddit", diz Ondrej Vlcek, CTO, Executive VP & General Manager Consumer da Avast.

Para proteger dispositivos conectados contra esses ataques indesejáveis, os usuários precisam contribuir para tornar o mundo online um lugar mais seguro, mantendo o software atualizado e escolhendo senhas fortes e complexas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.