Infelizmente, muitas pessoas acreditam que as abas anônimas de navegadores servem como medida de proteção de identidade. Essa mística existe porque no momento que você abre essa aba, uma frase costuma dizer o seguinte: "Você está navegando sem deixar rastros", e isso não é uma verdade completa.

A aba anônima só é interessante se você não quiser alguma informação registrada no histórico

No caso do Chrome, por exemplo, a Google deixa claro o "nível de privacidade" que você tem em um texto logo abaixo do aviso citado: "Quando você está no modo invisível, as páginas que você visita não aparecem no seu histórico de navegação e de pesquisa, nem armazenam arquivos 'cookies'. Mas os downloads e os favoritos continuam funcionando normalmente. O modo invisível NÃO oculta seus dados de navegação. Seu empregador, seu provedor de Internet e os websites visitados continuam tendo acesso a essas informações".

Para deixar claro: a aba anônima só é interessante se você não quiser alguma informação registrada no histórico do seu navegador ou se você busca uma solução rápida para não deixar cookies em algum site.

Faça o teste

O site Nothing Private deixa claro como você não está navegando de forma anônima nestas abas. Assim que você acessar o domínio, uma caixa de registro pede para que você escreve o próprio nome. Depois, abrir outro janela com aba anônima e acessar o site. De maneira automática, o domínio vai reconhecer que ainda é você acessando por trás do PC — provando que a aba anônima não esconde a sua identidade.

O Tor e o Orfox se mostraram os melhores navegadores para proteção de identidade

Chrome, Edge e Firefox, os três principais navegadores no mercado, acusaram que não deixam o usuário anônimo. O única navegador que realmente protegeu a identidade do usuário é o Tor, de acordo com testes realizados pelo TecMundo.

Segundo o pessoal do Partido Pirata, a rede Tor "visa garantir o anonimato na internet por meio de softwares específicos e de uma rede aberta e anônima". Além disso, de acordo com os Piratas, o aplicativo Orfox, um navegador para Android, também camuflou a identidade de usuário.

Abaixo, você vê como realizar o teste — e falhar miseravelmente se não estiver usando o Tor ou o Orfox, por exemplo. Acesse aqui.

Acesse o Nothing Private e escreva o seu nome no campo de inserção

Primeiro acesso

Após inserirmos o nome "Felipe" e acessarmos o mesmo site em aba anônima, ele revela que os dados continuam armazenados 

Nome inserido anteriormente: Felipe

Cupons de desconto TecMundo: