WhatsApp e Telegram fazem cópias de suas imagens sem que você fique sabendo

1 min de leitura
Imagem de: WhatsApp e Telegram fazem cópias de suas imagens sem que você fique sabendo
Imagem: Deviant Art/folani

Durante a última edição do Roadsec, evento hacker realizado recentemente em São Paulo – clique aqui para saber mais –, o palestrante Leocadio Tiné expôs mais um motivo para nunca mandar imagens comprometedoras por meio de aplicativos de mensagens. Segundo ele, apps como WhatsApp e Telegram costumam fazer cópias das fotos enviadas sem que os usuários fiquem sabendo disso, abrindo brecha para que invasores as encontrem e vazem na rede.

De acordo com Tiné, sempre que uma fotografia é enviada por meio do WhatsApp, o aplicativo a copia para uma pasta própria com a intenção de facilitar sua visualização dentro das conversas. No entanto, a pasta em questão é sinalizada com a extensão “.nomedia”, que basicamente a torna invisível para o usuário a menos que ele a acesse por meio de um gerenciador de arquivos, como o ES File Explorer.

Dessa forma, mesmo que você vá até a galeria do celular e apague todas as imagens indesejadas de lá, as cópias ocultas permanecerão salvas no seu aparelho – e poderão ser encontradas por invasores. Para garantir que essas cópias realmente sejam eliminadas, é preciso selecionar cada uma das fotos enviadas de dentro da conversa do WhatsApp, clicar em excluir e marcar a caixa que diz “Apagar mídia do telefone”.

Como posso conferir?

Vale ressaltar, no entanto, que simplesmente apagar a conversa inteira de uma vez só não elimina as cópias feitas pelo aplicativo. Para conferir e apagar as imagens salvas pelo WhatsApp, abra seu explorador de arquivos e siga o seguinte caminho de pastas: Início > WhatsApp > Media > WhatsApp Images > Sent. Nesse local, você poderá encontrar todas as cópias feitas pelo mensageiro.

De maneira similar, o Telegram também salva suas imagens, mas conta com o agravante de copiar tanto as fotos enviadas quanto as recebidas. Segundo informações dos nossos leitores, no entanto, o app apaga esses arquivos automaticamente depois de alguns dias.

Dessa forma, se você usa qualquer um dos dois apps, então talvez seja uma boa ideia usar um gerenciador de arquivos para conferir suas pastas e eliminar quaisquer itens indesejados, eliminando riscos desnecessários – e provavelmente liberando um bom espaço no seu armazenamento interno durante o processo.

O WhatsApp já fez uma cópia oculta de alguma imagem sua? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.