Review: Samsung Scrapy Touch

8 min de leitura
Imagem de: Review: Samsung Scrapy Touch

O Baixaki teve a oportunidade de testar o Samsung Scrapy Touch, um dos aparelhos celulares da Samsung presentes no mercado brasileiro. A tela TFT de 2.6” e o teclado QWERTY são apenas alguns exemplos do que este belo celular da Samsung reserva para seus usuários.

Embora não seja tão poderoso quanto outros modelos, o Samsung Scrapy Touch reserva algumas surpresas e particularidades um tanto interessantes. Ficou curioso? Então confira ao longo deste artigo o que esperar do aparelho da Samsung.

Especificações do aparelho

O que vem na caixa

  • Aparelho Samsung Scrapy Touch;
  • Bateria;
  • Carregador;
  • Headset;
  • MicroSD de 1 GB com adaptador;
  • Manual;
  • CD de inicialização com o software para sincronizar o celular com o computador;
  • Garantia; e
  • Cabo USB.

Aparelho, carregador e cabos de dados

Design

O Samsung Scrapy Touch chama bastante a atenção principalmente pela parte estética do aparelho. Além de bonito e com acabamento de alta qualidade, o celular é também muito ergonômico. Isso porque o tamanho do aparelho é ideal para que seja fácil e confortável de manipular e ainda possa ser carregado em uma bolsa ou no bolso da calça sem chamar a atenção ou atrapalhar.

Detalhe do conector P2Além do teclado QWERTY, o Samsung Scrapy Touch conta com outros sete botões em sua estrutura para falar, desligar, ativar e disparar a câmera, bloquear, aumentar/diminuir volume, voltar ao menu anterior e ativar a gravação de voz.

Há também as entradas para fones de ouvido e carregador da Samsung e uma entrada P2 para uso de fones comuns que utilizam este tipo de conector.

Os acabamentos cromados dão um toque todo especial à parte externa do aparelho, destacando melhor os botões de liga e desliga, ao conector para fones de ouvido P2 e também ao alto-falante utilizado para fazer e receber ligações.

O aparelho, de uma maneira geral, é bem firme, e mesmo com o teclado QWERTY aberto é fácil operar e acessar as opções oferecidas.

Outro recurso que merece destaque no Samsung Scrapy Touch é o tempo de resposta do touchscreen, considerado superior se comparado com os demais smartphones presentes no mercado.

O aparelho e o teclado QWERTY

Usabilidade

O sistema operacional do Samsung Scrapy Touch é o Bada, anunciado pela Samsung no final de 2009 e que foi feito com base no Linux. O sistema proprietário do fabricante é o chamado “basicão”, pois conta com alguns aplicativos básicos e, como ainda é novo no mercado, possui poucos aplicativos disponíveis para download.

Uma das principais características do sistema é a facilidade de interação com o usuário. O foco principal do Samsung Scrapy Touch são as redes sociais, por isso o aparelho traz vários aplicativos de comunicação como Orkut, Picasa, Friendster, Flickr e Photobucket.

Para tornar o acesso aos aplicativos mais simples, o sistema faz uso dos chamados widgets. Ao tocar em qualquer parte da tela, um menu lateral com todos os atalhos é exibido. É possível espalhar os widgets pela tela da maneira que o usuário achar melhor.

O celular
Divulgação/Samsung

Também na tela principal o usuário encontra uma Barra de inicialização rápida, a qual permite o acesso ao menu principal do sistema, à agenda de telefones e ao teclado numérico para a realização de chamadas.

Diferente dos demais sistemas operacionais voltados para celulares, o Bada tem como característica principal a velocidade de boot e inicialização de aplicativos. No primeiro caso, o sistema leva pouco mais de 17 segundos para iniciar. O tempo de carregamento dos aplicativos, na maioria dos casos, é desprezível.

Aplicativos padrão

Os programas do Bada focam mais no usuário comum e que interage constantemente com a internet. As opções de aplicativos para redes sociais são várias, além de trazer também uma versão mobile do MSN Messenger. Para navegar pelos sites o Bada disponibiliza um navegador próprio, que permite o gerenciamento dos Favoritos e também do Histórico de acesso.

Além dos aplicativos básicos como conversor de unidades, calculadora, gravador de voz e cronômetro, o celular da Samsung não apresenta nenhuma grande novidade. O bloco de notas e o gerenciador de tarefas são os únicos aplicativos que permitem ao usuário fazer anotações.

Áudio e Vídeo

A qualidade de áudio do Samsung Scrapy Touch deixa outros smartphones morrendo de inveja. Durante as ligações não há interferência perceptível e você consegue ouvir a voz de quem está do outro lado da linha sem problema algum. Obviamente a qualidade de sinal também é importante, e nesse teste o celular da Samsung passou com folga.

Os alto-falantes utilizados para a reprodução de áudio também não deixam o usuário na mão. Mesmo em volume alto, há poucas distorções nas frequências graves das músicas, uma característica comum em celulares. Além disso, o player do Bada é bem versátil quanto às extensões de áudio suportadas, tocando MP3, WAV e WMA sem problemas.


Divulgação/Samsung

Uma funcionalidade legal que o player de áudio possui é a configuração de efeitos sonoros para a música. Acessando o painel de configurações do tocador, é possível modificar essa e várias outras opções, como repetição e modo aleatório.

Um aplicativo interessante presente do celular é o Bluetooth Messenger. Com ele o usuário pode enviar mensagens SMS para outros aparelhos sem gastar um centavo. A troca de recados é feita por meio da conexão Bluetooth dos aparelhos.

Câmera Digital

Uma câmera de 2 MP não chama muita atenção, mas não há como negar: a qualidade final das fotos tiradas com o Samsung Scrapy Touch é muito boa. Mesmo em ambientes com iluminação precária, o celular dá conta do recado e registra imagens com uma qualidade surpreendente.

O legal é que o usuário pode aplicar vários efeitos nas fotos em tempo real, ou seja, é possível visualizar o resultado antes mesmo de registrar a momento. Mas o que mais chama a atenção é o recurso para criar mosaicos. Com ele é possível criar imagens divertidas e diversas montagens, como as exibidas na figura abaixo.

Mosaicos criados com a ferramenta

Com relação aos vídeos, não há do que reclamar. A qualidade da imagem é ótima, mesmo em ambientes mais escuros. Pode-se dizer o mesmo do áudio, em geral sem interferência ou ruídos causados pela má qualidade do microfone.

Fotos tiradas com a câmera do celular

Bateria

A bateria do Samsung Scrapy Touch foi feita para aguentar longos dias, mesmo com atividade mais intensa no aparelho. Em modo stand-by a bateria chega a aguentar até 15 dias. Com atividade reduzida (utilizar o alarme, acessar agenda de contatos, visualizar mensagens e imagens) é possível utilizar o aparelho por até 12 dias sem ter que colocar a bateria para carregar.

Utilizando recursos que exigem maior processamento do aparelho, como ouvir música, utilizar a câmera (seja para foto ou vídeo) e fazer ligações, o tempo médio de duração da bateria é de sete dias. Se o acesso à internet for frequente, esse tempo é reduzido a cinco dias.

O tempo de recarga é um pouco mais longo do que a maioria dos smartphones presentes no mercado, levando até três horas para a carga completa. No entanto, o desempenho do aparelho do que diz respeito ao consumo da bateria é bem satisfatório.

Sumariamente falando, a autonomia do Samsung Scrapy Touch é um dos pontos positivo, mesmo que demore um pouco para carregar.


Tela e teclado

Um dos problemas que se pode perceber no celular é o fato de a tela engordurar facilmente ao toque dos dedos. Para um aparelho que utiliza tecnologia touchscreen capacitiva, que é o caso do Samsung Scrapy Touch, isso é um tanto desagradável.

Outra dificuldade que o usuário do aparelho pode encontrar diz respeito justamente ao teclado QWERTY. Isso porque as teclas são feitas de um material emborrachado, e não de plástico mais firme. Embora dê um visual bem elegante, é preciso imprimir um pouco mais de força nas teclas para que elas funcionem, principalmente na Barra de espaço, muitas vezes sendo necessário utilizar a ponta da unha para que o botão seja acionado.

Com isso o teclado acaba perdendo um pouco a sua função principal, que é justamente a de facilitar e agilizar a tarefa de digitação.

Imagem do celular
Divulgação/Samsung

Jogos...

Quando o assunto são jogos para celular, o Samsung Scrapy Touch deixa muito a desejar. Embora rode games utilizando a tecnologia Java Mobile, o aparelho possui apenas duas demos de aplicativos, as quais não trazem nenhum desafio interessante. Além disso, o processador do celular não é muito poderoso se comparado com outros smartphones presentes no mercado. Isso pode gerar várias limitações quando se trata de jogos.

Conectividade

Embora o foco do Samsung Scrapy Touch seja o usuário que utiliza redes sociais e acessa a internet, o aparelho não conta com conexão Wi-Fi. Isso, no entanto, não impediu que os desenvolvedores criassem belos aplicativos para navegação e interação com as redes sociais.

Zoom e foco

O zoom da câmera deixa um pouco a desejar, mas o maior problema está mesmo no foco da imagem. Fotos tiradas muito de perto ficam completamente borradas, sem possibilidade de melhorar o ajuste para focalizar melhor.

Sem pacote Office

A ausência de um pacote Office ou mesmo leitores de PDF pode fazer com que muitos usuários pensem duas vezes antes de adquirir o aparelho. Embora não pareça ser algo de extrema necessidade, esse aplicativos voltados para leitura e edição de texto podem ser muito úteis em algumas situações, salvando muitos usuários na hora de fazer uma modificação rápida em um texto ou dar mais lida em um documento da empresa.

Gerenciador de arquivos

Quem já utilizou smartphones com outros sistemas operacionais sabe da importância que um gerenciador de arquivos possui. É através dele que o usuário consegue acessar todos os seus documentos, imagens, vídeos e músicas.

No caso do Samsung Scrapy Touch, essa ferramenta perde um pouco de sua funcionalidade e acaba atrapalhando mais o usuário do que o axiliando. Isso porque a forma com a qual a interface do gerenciador foi desenvolvida torna muito confusa a sua utilização. É preciso um pouco de paciência e alguns dias de uso para se acostumar.

É difícil dizer precisamente se vale a pena comprar o aparelho ou não. Se você é um usuário que utiliza o celular para funções básicas como enviar e receber mensagens, fazer e receber ligações, ouvir música e tirar foto, o Samsung Scrapy Touch é mais do que indicado. Além de reunir todas as funcionalidades citadas, o aparelho conta com um design arrojado e elegante, sem falar que é bastante confortável para utilizar no dia a dia.

Porém, se a sua necessidade é reunir multimídia, aplicativos para escritório e visualização de documentos, então este aparelho vai deixar muito a desejar. O mesmo acontece com os usuários que gostam de ter vários jogos no celular. O Samsung Scrapy Touch não foi desenvolvido pensando em jogos ou visualização/criação de documentos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.