Após ataque com faca de adolescente, presidente francês quer proibir redes sociais para menores de 15 anos
Após assassinato de uma assistente escolar, o presidente da França, Emmanuel Macron, quer proibir redes sociais para menores de 15 anos.

11/06/2025, às 14:30
O presidente da França, Emmanuel Macron, pretende pressionar a União Europeia para proibir o acesso de menores de 15 anos às redes sociais. A declaração do chefe de Estado foi feita após um incidente em que um adolescente de 14 anos esfaqueou uma assistente escolar em Nogent, uma comuna no leste francês.
“Se [a pressão sobre a UE] não funcionar, faremos a proibição na França. Não podemos esperar”, afirmou Macron ao canal de televisão pública France 2. A entrevista foi concedida poucas horas após o ataque.
Atualmente, a maioria das redes sociais estabelece a idade mínima de 13 anos para seus usuários. No entanto, discute-se o aumento dessa faixa etária em alguns países, como a Austrália.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Macron destacou que o aumento da idade mínima é uma recomendação de especialistas.
“Esta é uma recomendação dos especialistas da Comissão de Telas: estou proibindo as mídias sociais para menores de 15 anos. As plataformas têm a capacidade de verificar a idade, vamos!”, escreveu o presidente na rede social.
No Brasil, a idade mínima para acessar redes sociais varia conforme a plataforma. Nesta terça-feira (11), por exemplo, foi definido que o Instagram não é recomendado para menores de 16 anos.
Quer acompanhar mais atualizações sobre tecnologia, internet e redes sociais? Siga o TecMundo no Instagram, TikTok, YouTube, Twitter e Facebook.