menu
Logo TecMundo
Redes Sociais

Idade mínima para acessar redes sociais deve chegar a mais países

O governo da Indonésia avalia estabelecer uma idade mínima para utilização de redes sociais

Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

schedule15/01/2025, às 14:30

updateAtualizado em 15/01/2025, às 11:00

As redes sociais podem ser proibidas para crianças e adolescentes em mais países além da Austrália: nesta segunda-feira (13), o governo da Indonésia afirmou que prepara uma regulação para impedir o uso dessas plataformas por menores.

A revelação foi feita pela ministra de Comunicação e Assuntos Digitais do país, Meutya Hafid. "Discutimos como proteger crianças no espaço digital", pontuou em vídeo publicado no canal oficial do gabinete do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Na publicação, Hafid não disse qual seria a idade mínima estabelecida para acessar redes sociais no país. Contudo, ela mencionou que o presidente "é muito favorável à forma de como esse tipo de proteção infantil será feito".

O governo da Indonésia discute estabelecer idade mínima para acessar redes sociais. (Fonte: GettyImages)
O governo da Indonésia discute estabelecer idade mínima para acessar redes sociais. (Fonte: GettyImages)

Na Indonésia, a internet é utilizada por 79,5% dos 280 milhões de habitantes, segundo uma pesquisa recente da associação de provedores local. Cerca de 48% de crianças menores de 12 anos acessam a rede, e alguns deles já usam Facebook, Instagram e TikTok.

Idade mínima não é inédita

No final de 2024, a Austrália aprovou uma legislação que definia idade mínima para usar redes sociais. Aprovada pelo parlamento local em novembro, a regulação determina que somente maiores de 16 anos podem utilizar esses serviços.

O texto da lei australiana não definiu exatamente quais plataformas seriam afetadas pelo regulamento, mas as principais redes sociais estariam na mira. Se a idade mínima não for respeitada, as detentoras das plataformas estariam sujeitas a multas milionárias.

Existe idade mínima para acessar redes sociais no Brasil?

Atualmente, circula no poder legislativo brasileiro o projeto de lei 2.628/2022. Dentre as várias regulações, o texto também estabelece idade mínima para criação de contas em redes sociais — neste caso, pelo menos 12 anos.

O PL está em discussão e passa por revisões desde 2022. Em novembro, a matéria foi colocada para análise na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).