X (antigo Twitter) deve começar a cobrar usuários para criar posts, revela Musk

2 min de leitura
Imagem de: X (antigo Twitter) deve começar a cobrar usuários para criar posts, revela Musk
Imagem: GettyImages

Mais uma vez, Elon Musk sugere que planeja cobrar usuários para criar publicações no X (antigo Twitter). Respondendo uma publicação na rede social ontem (15), o dono da plataforma afirmou que a taxa seria a única solução para evitar a onda de bots que assola o site.

"Infelizmente, uma pequena taxa para acesso à criação de novos usuários seria a única maneira de conter o ataque implacável de bots", pontuou Musk. "As IAs atuais (e os criadouros de trolls) podem passar pelo teste 'você é um robô?' com facilidade", complementou.

Segundo ele, as interações automatizadas não são os únicos problemas gerados pelo excesso de bots. "O ataque de contas falsas também esgota o espaço de nomes disponível e, como resultado, muitas boas identificações são tomadas [por robôs]", continuou o bilionário.

Os comentários de Musk foram em resposta a linhas de código encontradas no aplicativo divulgadas pelo perfil @xDaily, dedicado ao compartilhamento de notícias relacionadas a rede social. As linhas encontradas mencionam o pagamento de uma taxa anual.

"Novas contas precisam pagar uma pequena taxa anual antes de começar a publicar, distribuir curtidas, salvar publicações e responder posts", explicam as linhas encontradas. "A medida busca reduzir spam e criar uma experiência melhor para todos", complementou.

Sem o pagamento da taxa anual, as novas contas ainda podem usar o X, mas em um modo de "somente leitura". Nessa condição, eles não podem interagir com a plataforma de nenhuma forma, mas podem seguir perfis e conferir publicações à vontade.

Política já foi implementada em alguns países

Vale ressaltar que a cobrança de pagamento anual já foi implementada em alguns países, incluindo Nova Zelândia e Filipinas. Nessas regiões, a assinatura se chama "Not A Bot" e custa US$ 1 (cerca de R$ 5 na cotação atual) por ano para liberar interações na rede.

Por enquanto, não está claro quais regiões serão afetadas pela mudança, tampouco como será a implementação da cobrança anual. Mais detalhes acerca da assinatura devem ser divulgados por contas oficiais do X.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.