X é intimado nos EUA para esclarecer ordens do STF sobre bloqueio de perfis

2 min de leitura
Imagem de: X é intimado nos EUA para esclarecer ordens do STF sobre bloqueio de perfis
Imagem: Unsplash

O X (antigo Twitter) informou na última segunda-feira (15) que foi intimado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos para prestar esclarecimentos a respeito das ordens do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à moderação de conteúdo no Brasil. A solicitação surge em meio aos embates entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes.

Em postagem na última semana, Musk já havia comentado sobre a investigação que seria aberta pela Câmara dos Deputados dos EUA. Na ocasião, o bilionário disse que os problemas com o órgão brasileiro começaram após a plataforma contestar as ordens judiciais de bloqueio de perfis, deixando no ar a possibilidade de descumprimento de tais determinações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o empresário, que também pediu a renúncia de Moraes, tais determinações são inconstitucionais e por isso ele acabaria com todas as restrições. Como resposta, o ministro do STF adicionou Musk ao inquérito que investiga as milícias digitais, além de ter estipulado multa de R$ 100 mil por dia para cada perfil que fosse desbloqueado pelo X.

Quanto ao pedido feito pelos deputados americanos, o antigo Twitter revelou que para “cumprir suas obrigações de acordo com a legislação dos EUA, a X Corp. respondeu ao Comitê”. No entanto, a empresa não divulgou informações sobre esta solicitação.

Últimos acontecimentos do caso

Na mensagem mais recente sobre o impasse com o STF, o magnata da tecnologia voltou a cutucar Alexandre de Moraes. Marcando o perfil do ministro, ele compartilhou a postagem da empresa a respeito da intimação feita pelo Comitê Judiciário, exaltando a legislação americana.

Outro acontecimento que chamou a atenção foi o apoio dado pelo presidente da Argentina, Javier Milei, ao bilionário. Em encontro na última sexta-feira (12), o mandatário argentino se dispôs a ajudar Musk nos processos abertos pela justiça brasileira, embora não tenha ficado claro como esse suporte poderia acontecer.

Já o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que considera as polêmicas envolvendo o empresário e o judiciário como “assunto encerrado”. Porém, Barroso lembrou, na declaração dada no domingo (14), que podem haver consequências caso as leis brasileiras não sejam respeitadas pelo X/Twitter.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.