Instagram anuncia recurso para borrar 'nudes' enviados a menores

1 min de leitura
Imagem de: Instagram anuncia recurso para borrar 'nudes' enviados a menores
Imagem: Getty Images/Reprodução

Como uma medida para criar um ambiente seguro para todos, a Meta anunciou, nesta quinta-feira (11), que o Instagram terá um novo recurso. A partir de maio, a plataforma vai borrar nudes enviadas a menores, visando diminuir tentativas de abuso sexual dentro da rede social.

Segundo informações divulgadas pela empresa, essa opção será habilitada automaticamente para os usuários menores de idade. Entretanto, todos vão receber uma notificação incentivando a deixar o recurso ativo em seus perfis.

Usuários menores de idade serão notificados caso recebam mensagem sensível por DM. (Fonte: Meta/Divulgação)Usuários menores de idade serão notificados caso recebam mensagem sensível por DM. (Fonte: Meta/Divulgação)Fonte:  Meta/Divulgação 

Medida preventiva

Além de um aviso sobre o recurso, tanto o remetente quanto o destinatário das imagens vão receber uma mensagem direcionada. Nela, haverá um esforço de conscientizar sobre um recurso que ficou conhecido como "sextorsão", ou seja, uma chantagem com fotos íntimas.

Caso os algoritmos da Meta identifiquem uma conta que abusa desse artifício, sua interação com menores de idade passará a ser restrita. Dessa forma, um perfil que se enquadre nessas características não poderá enviar mensagens, acessar seguidores e até mesmo visualizar contas de menores nas buscas.

Tanto destinatário quanto remetente serão conscientizados pela Meta sobre o envio de mensagens sensíveis. (Fonte: Meta/Divulgação)Tanto destinatário quanto remetente serão conscientizados pela Meta sobre o envio de mensagens sensíveis. (Fonte: Meta/Divulgação)Fonte:  Meta/Divulgação 

Por fim, a empresa também vai encorajar os usuários menores a denunciarem contas que façam esse tipo de abuso. Além disso, quem quiser realizar uma denúncia receberá um redirecionamento para um site chamado "Stop Sextorsão", onde haverá um telefone para obter ajuda.

Vale lembrar que todas essas medidas serão disponibilizadas aos poucos em todos os países do mundo. Já no próximo mês, algumas regiões da América Latina iniciarão o teste deste recurso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.