Existe 'Instagram de iPhone' para Android?

2 min de leitura
Imagem de: Existe 'Instagram de iPhone' para Android?
Imagem: GettyImages

Em um universo onde a estética e a usabilidade dos aplicativos têm um peso significativo na experiência do usuário, surge uma pergunta frequente: existe uma versão do Instagram para Android que reproduz a experiência do iPhone?

A busca por essa resposta levanta questões sobre segurança e funcionalidade dos aplicativos não oficiais que prometem trazer o estilo característico do Instagram no iOS para dispositivos Android.

Cuidado com os aplicativos terceiros utilizados no WhatsApp.Cuidado com os aplicativos terceiros utilizados no WhatsApp.Fonte:  GettyImages 

Embora essas alternativas possam parecer atraentes à primeira vista, é importante entender os riscos envolvidos antes de adotá-las. Confira a seguir como funciona o 'Instagram de iPhone' para Android e quais são os perigos no uso desses aplicativos "inovadores"!

'Instagram de iPhone": como o layout do iOS é replicado no Android?

Replicar o layout do Instagram do iPhone em um aparelho Android é uma tarefa desafiadora, mas possível graças aos aplicativos não oficiais.

As versões modificadas de apps existentes são criadas por desenvolvedores independentes para fornecer recursos adicionais, alterar a aparência e funcionalidade dos aplicativos originais.

No contexto do Instagram, os mods são Android Package Kits (APKs) que apresentam alterações no código para incorporar elementos visuais que visam copiar o estilo do Instagram para iPhone (iOS) em dispositivos Android.

Exatamente por serem desenvolvidos por terceiros e não seguirem regras de segurança, eles não podem ser baixados no aparelho através da loja Google Play Store. Geralmente, são disponibilizados em sites próprios ou pastas armazenadas em nuvem.

Há diversos vídeos no YouTube ensinando como baixar o estilo Instagram de iPhone em celulares Android.Há diversos vídeos no YouTube ensinando como baixar o estilo Instagram de iPhone em celulares Android.Fonte:  YouTube/Kah Souza/Captura de tela 

Entre os mods mais populares estão o Honista, o Instander e o Instaflow, cada um prometendo trazer recursos exclusivos do iOS para o Android. Isso inclui:

  • Estética característica do Instagram do iPhone;
  • Imagens com alta qualidade;
  • Emojis exclusivos da Apple;
  • E funcionalidades adicionais, como o modo fantasma e o download facilitado de mídias.

É importante ressaltar que esses APKs funcionam como clones do aplicativo oficial. Logo, podem representar riscos de segurança e privacidade ao solicitar o seu login na conta do Instagram e diminuir o engajamento no perfil.

Há diversas consequências do uso desses mods no smartphone que podem trazer mais problemas do que benefícios para o usuário. Explicaremos em detalhes no próximo tópico.

Quais são os perigos em usar o 'Instagram de iPhone'?

Por não serem aplicativos oficiais, os mods de "Instagram de iPhone" para Android não precisam atender a padrões de qualidade ou segurança, o que pode resultar em frequentes travamentos e crashes.

A experiência do usuário fica comprometida por esses apps apresentarem propagandas intrusivas, deixando-os mais lentos e pesados. Os sites que os hospedam também podem representar ameaças de segurança, infectando os celulares com malwares.

Ao fornecer suas credenciais de login em um aplicativo não oficial, os usuários correm o risco de ter seus dados pessoais e informações sigilosas comprometidos, já que esses APKs não estão sujeitos às diretrizes de segurança rigorosas impostas pelas lojas oficiais.

Uma alternativa mais segura é utilizar a câmera nativa do dispositivo e aplicativos de edição de imagem confiáveis que oferecem recursos sem comprometer a segurança e a privacidade dos usuários, como VSCO, Photoshop, InShot e CapCut.

Continue por dentro das últimas novidades do mundo dos aplicativos! Veja aqui no TecMundo como evitar a troca de dados entre Instagram e outros apps em 4 passos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.