Instagram Lite: qual a diferença e como entrar no app?

2 min de leitura
Imagem de: Instagram Lite: qual a diferença e como entrar no app?
Imagem: GettyImages

O Instagram conta com uma versão mais leve voltada para usuários com aparelhos menos potentes. Chamada de Lite, ele usa menos espaço de armazenamento e memória RAM, além de trazer ferramentas limitadas, justamente para focar no desempenho do software sem que ele exija menos recursos do celular.

E mesmo que já tenha sido lançado há mais de quatro anos, ainda sim muita gente tem dúvidas em relação a ele. Por isso, hoje o TecMundo mostra as diferenças do Instagram Lite para o tradicional, e como baixar e instalá-lo no seu aparelho. Confira!

Qual a diferença do Instagram e Instagram Lite?

Como o nome sugere, o Instagram Lite é uma versão reduzida do app tradicional, voltada para aparelhos mais antigos e, principalmente, que possuem menos espaço de armazenamento. Isso porque a versão reduzida do software, ocupa cerca de 3 MB de instalação, contra mais de 90 MB do normal.

O Instagram Lite ocupa menos espaço que o app normalO Instagram Lite ocupa menos espaço que o app normalFonte:  Reprodução / TecMundo 

Outra grande diferença é que no Instagram Lite é possível apenas postar dois tipos de conteúdo: no Feed e nos Stories. Ou seja, na versão inferior o usuário não consegue realizar transmissões ao vivo, e editar e postar reels, que são vídeos disponibilizados no sistema de navegação infinita na rede social.

No Lite há também um recursos para que ele consuma menos internet, o que ajuda bastante aqueles que navegam através de pacote de dados. Nele, os vídeos e imagens são exibidos em uma resolução inferior, justamente para evitar o alto consumo da conexão na hora de fazer a rolagem do seu feed.

A interface do Lite também é diferente da versão padrão. A começar pela foto de perfil, que não é exibida na parte inferior da tela, sendo substituída por um símbolo de um boneco. Outra mudança é em relação à parte superior do app, que traz um atalho para postagens, com símbolo de uma câmera, e as opções de notificações e Mensagens Diretas.

Mudanças na interface: no lado esquerdo à tela principal do Instagram Lite, e no lado direito o Instagram em sua versão padrãoMudanças na interface: no lado esquerdo à tela principal do Instagram Lite, e no lado direito o Instagram em sua versão padrãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

E sobre essas mensagens diretas, é importante ressaltar que, hoje em dia, o Instagram possui integração com o Messenger do Facebook caso sua conta nas duas redes sociais estejam interligadas. Dessa forma, é possível acessar ambos os mensageiros instantâneos pela rede sociais. Já na versão Lite isso não acontece, já que ela traz apenas o Direct do Instagram.

E por fim, o Lite também não conta com alguns recursos mais modernos, como acesso a gifs, adesivos que não são padrões dos Stories, e não permite acessar e fazer compras na parte de shopping do Instagram, já que ela não está disponível na versão mais leve, como mostra a imagem abaixo.

Os recursos do Instagram Shopping só estão disponíveis na versão padrãoOs recursos do Instagram Shopping só estão disponíveis na versão padrãoFonte:  Reprodução / TecMundo 

Como baixar o Instagram Lite?

O Instagram Lite conta apenas com a versão para o sistema operacional mobile Android. Sendo assim, você pode fazer o download do app gratuitamente para o seu celular.

Depois de baixar e instalar o aplicativo no seu smartphone, basta fazer o login na sua conta, ou criar uma do zero, e começar a usar a versão mais leve da popular rede social.

Agora que você já sabe as diferenças entre o Instagram Lite e o padrão, basta escolher a versão que melhor lhe atende e baixar em seu celular.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo e aproveite para ficar por dentro da plataforma Recupera Aí, que auxilia usuários do Instagram a recuperarem contas hackeadas. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.