Quais foram as 'trends' que ficaram em alta em 2023?

4 min de leitura
Imagem de: Quais foram as 'trends' que ficaram em alta em 2023?
Imagem: GettyImages

As trends em alta nas redes sociais em 2023 foram muitos. Desde efeitos em imagem – aplicados através da inteligência artificial – até apps com fases da lua para verificar a compatibilidade de casais.

E para te ajudar a recordar boa parte deles, o TecMundo traz uma lista com as principais trends que estiveram em alta em 2023. Confira!

1. Lives NPC

Uma das maiores febres de 2023 foram as lives de NPC produzidas no TikTok. Elas consistem em interpretar um personagem, onde os espectadores é que enviam tarefas para serem executadas. Elas geralmente vem em formato de "mimos", ou seja, itens dentro da plataforma que oferecem um bônus monetário ao usuário.

@denisxdk AHAHAHAHAHHAHA #NPC #felcaedit #FY #Felca #Prizza ? som original - DENIS

Entretanto, rapidamente elas se tornaram alvo de polêmicas. A maior delas foi por conta da humilhação que muitos usuários se propuseram a passar. Eles se submetiam a tarefas polêmicas, como:

2. Efeito Disney Pixar

Para aqueles que sempre sonharam em fazer parte de uma animação da Disney, a IA de imagens realizou o sonho de muita gente. Nele, o usuário instruções em texto e, em questão de minutos, o sistema criava versões animadas em fotos com o efeito que simulava um desenho produzido pelo famoso estúdio Pixar.

Através da inteligência artificial é possível criar uma foto aleatória, ou transformar uma imagem sua em uma animação da Disney PixarAtravés da inteligência artificial é possível criar uma foto aleatória, ou transformar uma imagem sua em uma animação da Disney PixarFonte:  Bing 

Embora já tenha passado a febre, até hoje é possível encontrar com frequência usuários compartilhando suas criações através das redes sociais. E caso você queira entrar nessa trend, aqui no TecMundo temos um tutorial que ensina como criar as suas imagens no estilo "Disney Pixar".

3. Envelhecimento

Outra trend que bombou demais em 2023, foi a que mostrava uma versão sua mais velha. Por meio de aplicativos de edição de imagem era possível usar uma foto e aplicar um efeito que a modifica, através de inteligência artificial, deixando as pessoas na imagem com uma aparência de idosos.

Nem a atriz Margot Robbie escapou das brincadeiras com o efeito de envelhecimentoNem a atriz Margot Robbie escapou das brincadeiras com o efeito de envelhecimentoFonte:  Reprodução / TecMundo 

O efeito rapidamente se espalhou para praticamente todas as redes sociais, sobrando até mesmo para pessoas famosas, que ganharam suas versões idosas criadas por outros usuários.

4. Foto no estilo GTA 6

GTA 6 é de longe um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Com lançamento previsto para 2025, o jogo da Rockstar ganhou seu primeiro trailer recentemente e rapidamente criou um enorme hype em cima da sua legião de fãs. E por conta disso, um efeito que simula uma cena do jogo também acabou virando trend.

É possível transformar fotos suas em ilustrações de GTA 6É possível transformar fotos suas em ilustrações de GTA 6Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Nele, você envia comandos para a IA com base na foto desejada do GTA e, em questão de segundos, ela é convertida para o mesmo designer do popular game.

5. Fases da Lua

Uma das tendências que mais chamou a atenção esse ano foi o que se refere à fase da Lua no dia em que você nasceu. Isso porque, com essa informação, é possível descobrir a compatibilidade de um casal através da astrologiaClaro que isso não passa de uma brincadeira, mas nem por isso deixou de ser uma febre nas principais redes sociais.

App permite verificar a compatibilidade de um casal através da fase da LuaApp permite verificar a compatibilidade de um casal através da fase da LuaFonte:  Reprodução / TecMundo 

Para entrar na brincadeira, é necessário fornecer sua data de nascimento e, claro, a do seu parceiro. Assim, o próprio efeito conseguia simular a "Lua entre vocês". Quanto mais definida, maior as chances do relacionamento estar no caminho certo.

6. Você no pôster de Barbie

Se há algo que fez mais sucesso que o filme da Barbie nos cinemas, foi justamente o efeito que coloca você dentro do pôster de divulgação do longa. Criado pela própria Warner Bros., distribuidora oficial do título, ele permite que você envie uma foto e, em questão de segundos, ela seja transformada em um pôster de divulgação da obra.

Claro que não demorou muito para que ele se tornasse uma trend. Principalmente pela criatividade dos usuários que colocaram as mais variadas celebridades como personagens do longa da boneca mais famosa do mundo.

Para criar a sua versão é bem simples, basta acessar o site oficial da Barbie que tem o efeito e seguir as instruções.

7. "Attenzione, Pickpocket"

E por fim, um dos momentos mais curiosos do ano acabou virando um meme, e consequentemente uma trend. "Attenzione, Pickpocket" foi um grito de alerta de uma senhora italiana em Veneza, alertando para turistas e cidadãos sobre a presença de Pickpocket, nome dado aos jovens assaltantes de carteiras e celulares espalhados pela região.

A forma com que a carismática senhora grita para alertar as pessoas acabou se tornando um meme, ao ponto de até mesmo o DJ Alok fazer um remix com a frase em pleno Tomorrowland, maior festival de música eletrônica do mundo.

O objetivo deu certo, e hoje em dia é comum ver outras pessoas adotando a mesma postura para alertar sobre assaltantes no entorno de regiões da Itália.

Agora é esperar para ver o que o próximo ano vai nos reservar em relação a trends nas principais redes sociais! E na sua opinião, quais foram os maiores trends de 2023? Conte para a gente em nossas redes sociais!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.