TikTok restringe alcance de lives de NPC por 'ações repetitivas'; entenda

1 min de leitura
Imagem de: TikTok restringe alcance de lives de NPC por 'ações repetitivas'; entenda
Imagem: GettyImages

O TikTok começou a limitar o alcance das lives de NPC devido ao excesso de "ações repetitivas", relatam usuários. A medida parece afetar principalmente criadores de conteúdo mais relevantes no segmento. O tema vem se tornando cada vez mais popular na rede social.

De acordo com alguns usuários, o aplicativo alerta que o alcance dessas lives passou a ser mais limitado devido ao conteúdo com ações "muito repetitivas, não autênticas ou degradantes".

"Sua live não pode ser recomendada e será restrita nos resultados de busca, porque ela pode apresentar conteúdo que envolve ações muito repetitivas, não autênticas ou degradantes para induzir os espectadores a enviarem Presentes", explica o TikTok numa notificação.

"Isso está alinhado com as normas de qualificação do feed 'Para Você' conforme nossas Diretrizes da Comunidade", complementa.

Nas lives de NPC, o criador de conteúdo assume a personalidade de um Non Playable Character ("Personagem Não Jogável", em tradução livre), categoria de personagens de jogos que fazem parte do cenário — como figurantes de um filme.

Os NPCs costumam não ter características muito específicas e fazem muitas ações repetitivas, apenas para compor a cena.

O criador basicamente replica esses movimentos, mas interagindo com os presentes recebidos dos espectadores. Cada presente recebido vale moedas no TikTok, que posteriormente é convertível em dinheiro.

Limitação de alcance

A limitação no alcance das lives não inviabiliza totalmente a modalidade, mas pode tornar o formato menos atrativo para criadores mais populares.

Se a transmissão cair no pente fino do TikTok, ela não mais aparece como recomendação na aba "Para Você" (em que estão as sugestões do algoritmo) e na busca da rede.

Não se sabe o real alcance da medida de contenção do TikTok, mas uma vez que as lives de NPC estão cada vez mais populares, é possível que a notificação alcance mais pessoas com o tempo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.