X pode se tornar um substituto para bancos, prevê Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: X pode se tornar um substituto para bancos, prevê Elon Musk
Imagem: Getty Images/Reprodução

O X, ex-Twitter, quer se tornar um substituto para bancos ao final de 2024. Em reunião com colaboradores da empresa, Elon Musk disse que a plataforma deve se tornar "centro da vida financeira" das pessoas.

"Quando digo pagamentos, na verdade me refiro a toda a vida financeira de alguém", comentou Musk num áudio obtido pelo The Verge. "Se envolver dinheiro estará em nossa plataforma. Dinheiro, títulos, ou qualquer outra coisa. Então, não é só mandar US$ 20 para meu amigo. Estou falando que você não precisará de uma conta bancária", complementou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Elon Musk quer que X seja um concorrente do PayPal até o final de 2024.Elon Musk quer que X seja um concorrente do PayPal até o final de 2024.Fonte: Getty Images/Reprodução

De certa forma, Musk parece focado em transformar o X num concorrente do PayPal. "Ficaria impressionado se não implementássemos isso até o final do próximo ano", pontuou o bilionário.

Ideia antiga

Não é a primeira vez que o dono da empresa flerta com a ideia de transformar o X numa plataforma de pagamentos. Em novembro do ano passado, o executivo mencionou a ideia de implementar uma espécie de "conta bancária" dentro do perfil do Twitter, criando um tipo de economia interna no serviço.

Dessa forma, o X poderia oferecer diversos serviços, incluindo transferências de dinheiro globalmente — pense como um "Pix global" —, com quantias movimentadas instantaneamente.

Essa proposta também está incluída no processo de transformação da plataforma num "app de tudo". Ele seria uma solução semelhante ao WeChat, da China, oferecendo mecanismos de compras, transporte, financeiro, mensageria e mais.

Longo caminho a ser seguido

Ainda que Musk tenha como objetivo transformar o X numa plataforma com utilidade tão ampla, a adesão aos serviços complementares não é nada garantida. Antes disso, o site precisaria conquistar a confiança do público, especialmente tratando-se de serviços monetários.

Contudo, a plataforma ainda precisa trabalhar na construção dessa confiança, principalmente devido ao histórico ruim de mudanças repentinas. Recentemente, Elon Musk anunciou que o X pode se tornar um site pago.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.