O que é restringir no Instagram? Descubra!

3 min de leitura
Imagem de: O que é restringir no Instagram? Descubra!
Imagem: GettyImages

Restringir alguém no Instagram pode ser uma maneira eficaz de manter a paz e a privacidade nas redes sociais, especialmente quando o bloqueio pode ser uma medida muito drástica.

Você provavelmente já ouviu falar nisso, mas o que realmente significa restringir alguém no Instagram? Como isso difere de bloquear alguém? E o que acontece quando alguém é restrito? Saiba todas as respostas a seguir!

Passo a passo de como restringir alguém no Instagram

Restringir alguém no Instagram é um processo relativamente simples, que permite que você mantenha uma certa distância de um seguidor sem bloqueá-lo completamente. Para restringir alguém pelo smartphone Android ou iOS:

  1. Abra o Instagram e acesse o perfil da pessoa que deseja restringir;
  2. Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do perfil;
  3. Escolha a opção "Restringir" na lista de configurações;
  4. Confirme sua escolha selecionando "Restringir conta".

Há outra alternativa para restringir alguém no aplicativo pelas suas mensagens recebidas:

  1. Abra sua caixa de entrada do Instagram toque no ícone do canto superior direito do Feed;
  2. Toque no bate-papo com a pessoa que deseja restringir;
  3. Toque no nome do perfil na parte superior do bate-papo;
  4. No canto superior direito, vá em "Mais opções " e em "Restringir";
  5. Aperte novamente em "Restringir conta" para confirmar a ação.

Se você deseja restringir várias contas, o passo a passo mais fácil e rápido consta em 5 etapas:

  1. Abra o seu perfil tocando na sua foto exibida no canto inferior direito da tela;
  2. Vá no menu superior do canto superior direito e entre em "Configurações e privacidade";
  3. Na seção "Como outras pessoas podem interagir com você", acesse "Restrito";
  4. Toque em "Continuar";
  5. Pesquise pelo nome das contas que deseja restringir no Instagram e toque no botão "Restringir" exibido ao usuário (ou em "Remover restrição" para desfazer a ação).

A pessoa restrita não irá visualizar seus Stories, Reels e demais publicações no Instagram.A pessoa restrita não irá visualizar seus Stories, Reels e demais publicações no Instagram.Fonte:  GettyImages 

Vale ressaltar que o app do Instagram Lite possibilita que usuário faça a restrição de alguém apenas acessando diretamente no perfil da pessoa. Ou seja, faça o primeiro tutorial que acabamos de ensinar.

O que acontece quando eu restrinjo alguém no Instagram?

Quando você restringe alguém no Instagram, os comentários da pessoa restrita em suas postagens não serão visíveis para os outros usuários. Você pode apenas ignorá-los ou aprovar manualmente.

Além disso, as mensagens diretas do perfil restrito serão movidas para a caixa de solicitação e a pessoa não saberá se você está online, se postou Stories ou se leu as mensagens dela, permitindo que você escolha visualizá-las ou ignorá-las. Isso te ajuda a manter a sua tranquilidade no Instagram sem bloquear alguém permanentemente.

Atenção: todas essas ações serão visíveis apenas para quem solicitou a ação de restringir. A pessoa restrita não receberá notificação de que foi parcialmente bloqueada, portanto, não saberá que está restrita a menos que deduza isso com base no seu comportamento na rede social.

Qual é a diferença entre bloquear e restringir no Instagram?

A principal diferença entre bloquear e restringir no Instagram é a permanência da ação. Quando você bloqueia alguém, essa pessoa não poderá mais ver seu perfil, suas postagens ou interagir com você de forma alguma.

Ao restringir alguém, essa pessoa ainda pode ver seu perfil e suas postagens, mas terá sua capacidade de interação limitada, como mencionamos no tópico acima. A restrição é uma opção mais suave para quem não deseja cortar todos os laços com alguém, mas ainda deseja manter um controle maior sobre sua interação.

A restrição de contas é um recurso que auxilia o usuário a evitar o assédio online.A restrição de contas é um recurso que auxilia o usuário a evitar o assédio online.Fonte:  GettyImages 

Como desativar a restrição no Instagram?

Se, por qualquer motivo, você desejar remover a restrição de alguém no Instagram, siga estas 3 etapas:

  1. Vá até o perfil da pessoa restrita;
  2. Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do perfil;
  3. Selecione "Desativar a restrição".

Isso permitirá que a pessoa restrita interaja novamente com você, assim como qualquer outro seguidor do seu perfil. Agora que você sabe como restringir alguém e pode usá-lo de forma mais eficaz para gerenciar suas interações online.

As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano e o Instagram, uma das mais populares delas, constantemente adiciona recursos como a restrição para tornar a experiência dos usuários mais rica.

Ainda tem perguntas sobre essa redes sociais? Continue lendo o TecMundo para mais artigos informativos, como o conteúdo em que explicamos se é possível saber quem visitou o seu perfil no Instagram. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.