Twitter: X é multado por dificultar acesso a dados de Donald Trump

1 min de leitura
Imagem de: Twitter: X é multado por dificultar acesso a dados de Donald Trump
Imagem: Getty Images/Reprodução

O X (antigo Twitter) foi multado em US$ 350 mil, o equivalente a R$ 1,7 milhão pela cotação do dia, por dificultar o acesso ao perfil de Donald Trump para investigações relacionadas à invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em janeiro de 2021. A punição foi divulgada na quarta-feira (9) pela justiça americana.

De acordo com os dados do processo, o advogado Jack Smith conseguiu um mandado de busca para a conta do ex-presidente dos EUA em janeiro deste ano. No entanto, o profissional encontrou dificuldades para acessar os registros dos quais necessitava na rede social.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A conta de Trump na rede social X não foi mais usada desde a volta da suspensão.A conta de Trump na rede social X não foi mais usada desde a volta da suspensão.Fonte:  Twitter/Reprodução 

Inicialmente, Smith se deparou com a página disponibilizada pelo microblog para realizar as solicitações legais fora do ar. Após conseguir acessar o sistema, o advogado teve o trabalho mais uma vez dificultado com a demora do então Twitter em responder às suas demandas.

Conforme o relatório divulgado, a plataforma liderada por Elon Musk queria notificar Trump a respeito do mandado judicial, enquanto os procuradores do caso não concordavam com isso. A disputa se arrastou por meses, terminando com o tribunal determinando a coleta dos dados da conta e permitindo a divulgação ao ex-mandatário americano.

Atraso na entrega dos dados

Mesmo com as concessões dadas pela justiça, o Twitter não cumpriu o prazo determinado pelo tribunal, entregando as informações sobre a conta de Trump somente depois da data determinada. Por conta disso, o microblog acabou multado, ao desacatar a ordem.

É válido lembrar que Donald Trump teve a conta banida após os eventos ocorridos no dia 6 de janeiro de 2021 na capital americana. Ele foi acusado de postar conteúdos apoiando a ação violenta que resultou na morte de cinco pessoas.

Depois que Musk confirmou a compra do Twitter, o perfil do ex-presidente foi retirado da suspensão, passando a ser liberado novamente para fazer postagens e interagir com seus seguidores. Porém, o empresário ainda não retornou à plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.