Meta reativa contas de Donald Trump no Facebook e Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Meta reativa contas de Donald Trump no Facebook e Instagram
Imagem: Getty Images/Reprodução

A Meta anunciou na quarta-feira (25) que as contas de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, serão reativadas no Facebook e Instagram. A empresa havia banido os perfis "indefinidamente" em 2021, mas ao ouvir o Conselho de Supervisão independente, manteve a decisão por um período de dois anos.

Em comunicado, a Meta informa que a suspensão de Trump "foi uma decisão extraordinária tomada em circunstâncias extraordinárias". O ex-presidente foi banido das redes sociais após incitar a invasão ao Capitólio, em Washington, no dia 6 de janeiro de 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A reativação das contas, entretanto, será feita "com novas grades de proteção para impedir a reincidência". "Como qualquer outro usuário do Facebook ou Instagram, o Sr. Trump está sujeito aos nossos Padrões da Comunidade", diz a empresa.

Donald Trump InstagramContas de Donald Trump serão reativadas no Instagram e Facebook.

Novas regras de moderação

As novas regras da Meta para suas plataformas também incluem restringir a distribuição e limitar o compartilhamento das postagens por outros usuários, além do bloqueio de acesso de tais contas infratoras às ferramentas de publicidade nas redes sociais.

"Caso o Sr. Trump publique mais conteúdo infrator, o conteúdo será removido e ele será suspenso por um período de um mês a dois anos, dependendo da gravidade da violação", informa a Meta.

Em novembro de 2022, a conta de Trump foi reativada no Twitter. A decisão foi anunciada por Elon Musk, atual dono e CEO da rede social, após ter realizado uma enquete com mais de 15 milhões de respostas. Ele também foi banido em 2021 por ter incitado a invasão ao Capitólio.

"O estado normal das coisas é que o público possa ouvir um ex-presidente dos Estados Unidos e um candidato declarado a este cargo novamente em nossas plataformas", cita a companhia. Trump é candidato à presidência do país, cujas eleições estão marcadas para 5 de novembro de 2024.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.