Threads, rival do Twitter, foi liberado na web, mas teve acesso 'cortado'

2 min de leitura
Imagem de: Threads, rival do Twitter, foi liberado na web, mas teve acesso 'cortado'
Imagem: Threads/Reprodução

O Threads, nova rede social do Instagram e concorrente do Twitter, será lançado oficialmente no dia 6 de julho. Entretanto, o visual da versão web já pôde ser visto por alguns usuários.

Revelada nesta quarta-feira (5), a interface em navegadores segue a fórmula básica e intuitiva de outras redes sociais. Além de ver as publicações, será possível curtir, comentar, republicar e compartilhar o conteúdo.

Ao visitar um perfil individual, os usuários encontrarão uma guia com as principais publicações e outra aba dedicada para respostas a posts de outras pessoas. Algo bem semelhante ao rival Twitter.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, inaugurou o Threads nesta quarta-feira (5).Mark Zuckerberg, CEO da Meta, inaugurou o Threads nesta quarta-feira (5).Fonte:  Threads/Reprodução 

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, foi o primeiro usuário a fazer uma publicação no Threads. Contudo, várias marcas e influencers já possuem contas na plataforma, como a Netflix e as cantoras brasileiras Juliette e Maisa.

Segundo o informante Alessandro Paluzzi, um grande grupo de empresas e criadores obtiveram acesso antecipado. Portanto, os “usuários comuns” vão poder acompanhar perfis relevantes a partir do lançamento oficial do app.

Curiosamente, Adam Mosseri, CEO do Instagram, já contava com cerca de 2.500 seguidores no Threads. No entanto, Zuckerberg ainda não tinha ultrapassado a marca de 2 mil seguidores na plataforma.

Também vale mencionar que as páginas do Threads já estavam disponíveis em português do Brasil. Com isso, a plataforma já deve estar pronta para receber a presença dos usuários brasileiros durante o lançamento nesta semana.

Netflix foi uma das primeiras marcas a marcar presença no Threads.Netflix foi uma das primeiras marcas a marcar presença no Threads.Fonte:  Threads/Reprodução 

Acesso interrompido

Poucas horas após o "lançamento" da versão web do Threads, algumas páginas da plataforma exibiam mensagens de erro. É possível encontrar uma nota dizendo: "O link que você acessou pode estar corrompido ou a página pode ter sido removida".

Aparentemente, a nova rede social foi lançada antes do tempo, e a Meta interrompeu o acesso antecipado por volta das 11h39.

Horas após o lançamento, Threads já exibia mensagem de erro ao abrir uma página.Horas após o lançamento, Threads já exibia mensagem de erro ao abrir uma página.Fonte:  Threads/Reprodução 

Integração com o Mastodon e outras redes

Outro detalhe interessante é que o Threads será uma das primeiras “redes sociais populares” a ter integração com o Fediverse. Embora a funcionalidade não esteja disponível no lançamento, o Instagram já anunciou que isso ocorrerá em breve.

Com a integração, os perfis da nova plataforma incluem o nome do usuário e o link para Instagram. Além disso, como destaca a descrição do site, as contas terão um complemento “threads.net”:

“Em breve, você poderá acompanhar e interagir com pessoas em outras plataformas do Fedverse, como o Mastodon. Eles também podem encontrar pessoas no Threads usando nomes de usuário completo, como @zuck@threads.net”, indica a rede social.

Esta matéria foi atualizada em 05/07/2023, às 11:57, com informações sobre o interrompimento do acesso à plataforma

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.