Twitter lança mensagens diretas criptografadas, mas só para assinantes

1 min de leitura
Imagem de: Twitter lança mensagens diretas criptografadas, mas só para assinantes
Imagem: Twitter/Divulgação

O Twitter lançou na quarta-feira (10) as mensagens diretas criptografadas, recurso que havia sido prometido por Elon Musk no ano passado, antes mesmo de confirmar a compra do microblog. A novidade começou a ser liberada para os usuários, na versão web e nos apps para Android e iOS, mas há algumas limitações.

A princípio, somente os assinantes do Twitter Blue terão acesso às DMs criptografadas, bem como os “afiliados a uma organização verificada”, de acordo com a rede social. Tanto o remetente quanto o destinatário precisam do selo verificado para utilizar o chat privativo.

No entanto, o recurso não suporta mensagens com qualquer tipo de mídia, no momento, permitindo adicionar apenas links, e não está disponível para as conversas em grupo. Também não é permitido denunciar uma mensagem protegida diretamente, sendo necessário sinalizar a conta envolvida em algum tipo de problema separadamente.

As mensagens diretas criptografadas serão sinalizadas.As mensagens diretas criptografadas serão sinalizadas.Fonte:  Twitter/Divulgação 

Usuários com selo verificado podem acessar as mensagens diretas criptografadas do Twitter no menu de informações das DMs. Após habilitar a função, as conversas protegidas serão sinalizadas com rótulos na aba superior do chat, indicando que elas contam com uma maior privacidade.

Privativo, mas nem tanto

A chegada da criptografia às DMs do Twitter pode aumentar a sensação de privacidade para os usuários. Porém, o próprio microblog alerta que, inicialmente, a funcionalidade não protege contra ataques do tipo man-in-the-middle, quando um cibercriminoso se infiltra em conversas para roubar dados.

Também é possível que a empresa liderada por Musk acesse alguns chats criptografados sem que o usuário saiba, como resultado de um processo legal, como a plataforma sugere na página de ajuda do recurso. Dessa forma, a ferramenta ainda está longe da privacidade prometida pelo bilionário, mas atualizações futuras devem corrigir tais falhas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.