TikTok: perguntas 'bobas' para CEO do app repercutem na internet

1 min de leitura
Imagem de: TikTok: perguntas 'bobas' para CEO do app repercutem na internet
Imagem: GettyImages

Nessa quinta-feira (23), Shou Zi Chew, CEO do TikTok, aplicativo chinês de vídeos curtos, testemunhou em frente ao congresso norte-americano e defendeu a rede social dos apontamentos realizados pelo governo estadunidense. A empresa é acusada, por exemplo, de expor os dados privados de seus usuários e de fornecê-los ao governo da China, o que representaria uma prática ilegal. Como resultado, os Estados Unidos podem proibir o TikTok completamente em seus limites.

Nesse cenário, Chew precisou discursar em frente aos legisladores norte-americanos e, no processo, foi bombardeado por diversas questões sobre as políticas e práticas do TikTok por cerca de cinco horas. Contudo, nem todas essas questões foram pertinentes e, em alguns momentos, soavam até bobas, de acordo alguns internautas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Abaixo, confira um compilado de perguntas reunidas por usuários de redes sociais que, segundo eles, mostram o quão raso é o conhecimento digital de muitas figuras poderosas dos EUA.

Shou Zi Chew, CEO do TikTok, não teve vida fácil em frente ao congresso norte-americano durante seu depoimento.Shou Zi Chew, CEO do TikTok, não teve vida fácil em frente ao congresso norte-americano durante seu depoimento.Fonte:  GettyImages 

WiFi

Richard Hudson (republicano da Carolina do Norte) questionou: "Sr. Chew, o TikTok consegue se conectar à rede WiFi de casa?"

Chew: "Só se o usuário ligar o WiFi. Me perdoe, talvez eu não tenha entendido a questão".

Pupilas dilatadas

Buddy Carter (republicano da Geórgia) perguntou: "Você pode me dizer com 100% de certeza que o TikTok não utiliza a câmera do celular para determinar se conteúdos que provocam dilatação das pupilas devem ser amplificados pelo algoritmo?"

Chew afirmou que o TikTok não coleta dados corporais para identificar usuários. A "coleta de dados" só acontece quando o usuário utiliza filtros, já que alguns deles precisam distinguir partes corporais para que funcionem corretamente. "Precisamos saber onde estão seus olhos", exemplificou Chew ao falar de um filtro simples que coloca óculos escuros no usuário.

Nacionalidade errada

Em outro momento constrangedor, o republicano Dan Crenshaw insinuou que Chew, assim como os demais funcionários da ByteDance (detentora do TikTok), juraram lealdade, proteção e cooperação ao governo chinês, já que todos eles são chineses e não podem escapar disso. Contudo, ele se esqueceu de que o CEO do TikTok não é chinês.

"Congressista, primeiramente, eu sou de Singapura", disse Chew.

Por enquanto, o banimento do TikTok nos EUA ainda é uma possibilidade e novos desdobramentos do caso devem acontecer em breve.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.