Como 'coaches de conquista' usavam redes sociais para aliciar brasileiras

6 min de leitura
Imagem de: Como 'coaches de conquista' usavam redes sociais para aliciar brasileiras
Imagem: TecMundo/Reprodução

Um suposto curso que ensina homens a conquistarem mulheres brasileiras virou caso de polícia. O assunto, que viralizou nas redes sociais, pode se tratar de turismo e exploração sexual, já que é realizado em grande parte por estrangeiros como norte-americanos.

A organização do esquema é realizada por um grupo chamado “Millionaire Social Circle”, que foi criado por dois amigos, sendo um deles Mike “Pickupalpha”, um apelido que faz referência tanto aos chamados pickup artists, que são “artistas da sedução”, quanto os “homens alfa”, que são descritos como dominadores. O outro é David Bond, que relata já ter morado em mais de 20 países e se tornou um “especialista em namoro online”.

Cobrando até US$ 50 mil (cerca de R$ 264 mil na cotação atual), o "curso de pegação” promete aos homens viagens para outros países, excursões, festas e atividades físicas, além de mentoria e materiais ensinando sobre sedução.

Millionaire Social Circle

“Os segredos que compartilhamos incluem as experiências combinadas de mais de 50 mil mulheres em mais de 40 países diferentes. Além de ligações semanais, existe outra opção em que viajamos para as principais cidades do mundo para experimentar a vida, namorar e conhecer mulheres”, diz trecho do site Millionaire Social Circle.

A promessa é que os homens que entrarem neste círculo restrito conseguirão “viver a melhor vida possível”, aprendendo também a empreender, ser influente, conviver e receber dicas de bilionários.

Aliciando mulheres

Para colocar os próprios métodos à prova, Mike e David utilizam táticas como a visita a países periféricos e mais pobres. “Vá para a Venezuela. Pegar mulher é fácil quando a moeda é tão fodida”, chegou a escrever um “aluno” no grupo do Telegram do Millionaire Social Circle, de acordo com apuração do The Intercept.

Com jovens em condição de vulnerabilidade, a dupla ia para as redes sociais para aliciar as jovens fazendo publicações chamando para as festas. David – que troca toda hora de conta por causa de banimentos e suspensões – chegou a fazer enquetes perguntando para as mulheres com quantas pessoas elas já tinham transado.

Os apps de relacionamento também são utilizados, já que a partir deles os homens tentam passar a imagem de que querem somente um encontro, sem indicar para a moça que ela fará parte de um grande teste social bizarro e machista.

Mike Pickupalpha

No caso da festa realizada no Brasil, os organizadores enviaram até mesmo mensagens via WhatsApp convidando para um tal “churrasco brasileiro”. Na captura de tela publicada por convidadas é possível ver a promessa de um evento gratuito e que até o transporte será pago.

“Use uma roupa formal (não se preocupe com isso). Qualquer coisa bonita e formal está bem. Não use tênis com jeans, por favor”, diz trecho do convite enviado em massa pelo app mensageiro.

Festa no Brasil

Um dos países em que o Millionaire Social Circle organizou eventos foi o Brasil. O grupo realizou nas últimas semanas uma festa em uma mansão no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), que contou com a participação de dezenas de mulheres.

Parte delas, inclusive, não sabia que estava participando do curso de pegação e que seriam uma espécie de “cobaia” para os estrangeiros. As jovens foram, inclusive, filmadas sem autorização e as imagens foram divulgadas na internet.

"Me senti usada, me senti enganada, traída. Isso para mim foi o cúmulo do absurdo, cúmulo do machismo. Eu achava que era uma festa entre amigos, apenas. Não sabia que tinha um curso em volta disso, onde homens querem conquistar mulheres", contou uma mulher à TV Globo e ao g1.

Ela afirmou ter encontrado um norte-americano no Tinder e que ele logo a convidou para fazer um primeiro encontro na tal festa. No lugar, "eram quase todos os homens estrangeiros em maioria, em 90% dos homens presentes na festa", relatou a jovem.

“Não fiquei até o fim da festa. Interagi mais com as meninas que conheci no jantar, mas conheci uma menor de idade que disse que conhecia pessoas na organização. Disse que logo faria 18 anos, mas estava numa festa de comida e bebidas à vontade. Não vi ela ficando com ninguém, mas disse que se sentiu incomodada ao ter visto um casal fazendo sexo em um dos quartos”, revelou ainda.

Viralização e críticas nas redes sociais

Muita gente descobriu o caso a partir do produtor de conteúdo Chris Lee. Ele está visitando o Brasil, tem feito muitos vídeos no TikTok falando sobre a culinária brasileira e chegou a ser criticado por brasileiros por falar mal de alguns aspectos do país. Chris Lee comentou, por exemplo, que homens brasileiros são grosseiros, enquanto as mulheres são amáveis.

A relação do tiktoker com o Millionaire Social Circle é que Lee também produziu vídeos falando sobre como "pegar" brasileiras. Por causa deste conteúdo, usuários começaram a prestar mais atenção na história toda.

No Twitter, há vários relatos de meninas que disseram se encontrar com Lee ou outros estrangeiros. Segundo elas, os homens insistiam em as convidar para encontros e as festividades, local onde seriam “testadas” sobre os métodos de pegação. Confira, abaixo, alguns tweets sobre a história:

Respostas machistas

Após o caso ser denunciado e a Polícia Civil de São Paulo abrir uma investigação, tanto os fundadores do Millionaire Social Circle quanto o produtor de conteúdo Chris Lee foram para as redes sociais se defender.

Atacando as mulheres, o grupo de Mike e David publicou no Instagram que “é engraçado como as feministas acham que só elas são inteligentes e as outras mulheres não são”. Em outro texto publicado ontem, os donos do curso de pegação internacional dizem que não estão fazendo exploração sexual.

“Não havia absolutamente nenhuma agenda para o evento [a festa em SP]. Todos vieram por vontade própria. Eles até preencheram um formulário de inscrição para garantir a segurança. Não havia nenhuma exigência de fazer nada na festa. As pessoas falavam com quem queriam e iam para onde queriam”, diz trecho da publicação.

@thechrisleeshow Question for my Brazilian haters #brasil #brazil #saopaulo ? original sound - Chris

“Uma das razões pelas quais fomos ao Brasil em primeiro lugar foi que este é um país multicultural onde todos são aceitos. Nascido na zona rural da China, fiquei muito feliz em descobrir que São Paulo tinha uma grande população asiática. Concordo que crimes sexuais são um assunto sério, mas conhecer alguém organicamente por meio do Tinder ou de aplicativos de namoro online, levar alguém a um restaurante e ter uma interação consensual não é um crime sexual”, diz outro trecho.

O perfil oficial Millionaire Social Circle tem sido “bombardeado” de críticas dos brasileiros que citam a prática predatória dos estrangeiros por aqui. Muita gente lembra que a atividade realizada por esses homens lembra em bastante as atitudes misóginas e machistas pelo chamado movimento “Red Pill”, que trata mulheres como seres inferiores e manipuladores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.