Adeus TikTok? De acordo com a agência de notícias Reuters, o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos, mediante votação, aprovou um projeto de lei que dá poder ao atual presidente do país, Joe Biden, para proibir a rede social chinesa em solo norte-americano. O processo aconteceu ontem, quinta-feira (2), e configura a maior restrição já feita pelo país a qualquer rede social.
A medida foi aprovada pela maioria dos integrantes do painel, com 24 votos a favor do projeto e 16 votos contra. A partir de agora, há respaldo jurídico para que o governo norte-americano se "desfaça" do app, famoso por reunir danças e vídeos engraçados, caso o projeto chegue às últimas instâncias. Ou seja, a lei ainda precisaria ser aprovada por toda a câmara e também pelo senado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O TikTok pode ser banido de vez nos Estados Unidos, se um projeto de lei for à frente.Fonte: Getty
Nos Estados Unidos, segundo a publicação, o TikTok é utilizado por cerca de 100 milhões de pessoas e, para o governo, representaria riscos de segurança. "O TikTok é uma ameça à segurança nacional... é hora de agir. Qualquer pessoa com o TikTok baixado no celular deu ao PCC (Partido Comunista da China) uma brecha para todas as suas informações pessoais. É um recurso de espionagem em seu celular", disse Michael McCaul, chefe republicano do comitê que votou no projeto de lei.
A medida, contudo, não foi unanimidade entre os políticos norte-americanos. Os democratas não concordaram com a decisão, afirmando que esta foi apressada e que precisaria de mais discussões e embasamento através de opiniões de experts. Nesse sentido, não ficou claro como Biden poderia restringir ou banir o app, mas, basicamente, a ação poderia acontecer a qualquer momento e, sem avisos prévios, diversos cidadãos poderiam perder o acesso à rede social.
"Um banimento nos Estados Unidos é um banimento na exportação da cultura e dos valores norte-americanos para bilhões de pessoas que utilizam o serviço em todo o mundo", disse um representante do TikTok após a votação.
Fontes
Categorias