App não oficial e sem anúncios do Instagram é banido da App Store

1 min de leitura
Imagem de: App não oficial e sem anúncios do Instagram é banido da App Store
Imagem: Freepik

Um aplicativo que exibe uma versão "alternativa" do Instagram foi banida da App Store depois de críticas feitas pela Meta, a empresa dona do serviço original e também do Facebook.

O The OG App ganhou fama nesta semana por ser uma espécie de Instagram "das antigas", sem recomendações de usuários que você não reconhece e também bloqueando anúncios. O serviço ainda tem recursos que faltam ao aplicativo autêntico, como a possibilidade de criar feeds personalizados.

A ideia do aplicativo nasceu após o crescente descontentamento de parte da comunidade com o Instagram original, cada vez mais distante de suas propostas antigas e agora mais focado em vídeo ou sugestões de novos conteúdos.

O The OG App.O The OG App.Fonte:  Google Play Store 

Segundo a empresa Un1feed, dos desenvolvedores do The OG App, as contas da equipe nos serviços da Meta foram banidas e o aplicativo foi removido do iOS por decisão da própria Apple. Ao menos por enquanto, o aplicativo segue funcionando no Android e está disponível para download na Google Play Store — mas vem recebendo críticas por um desempenho pouco satisfatório em termos de performance.

O que diz a Meta

Segundo a companhia, o The OG App fere as regras da plataforma ao ser listado como um clone não oficial de um serviço. Ao site TechCrunch, a empresa afirmou que "está tomando todas as ações apropriadas" contra o projeto.

O que dizem os desenvolvedores

Em um comunicado enviado ao 9to5Mac, os desenvolvedores voltaram a criticar a companhia e a defender o projeto.

"Todo mundo sabe que o Instagram é péssimo. Nós tornamos ele melhor e ganhamos muito amor dos usuários. Mas o Facebook odeia tanto os seus usuários que está disposto a destruir uma alternativa que dá a eles um Instagram limpo e sem propaganda. A Apple está conspirando com o Facebook para intimidar dois adolescentes que tornaram o Instagram melhor. (...) Usuários merecem o direito a controlar o que eles consomem e o OG vai continuar defendendo a liberdade por esse direito".


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.