Como ser podcaster de sucesso no Spotify? Confira as dicas!

3 min de leitura
Imagem de: Como ser podcaster de sucesso no Spotify? Confira as dicas!
Imagem: Gettyimages

De acordo com o estudo realizado em março de 2022 pela plataforma CupomValido.com.br usando dados do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) e da Statista, o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast. Atualmente há mais de 4 milhões de programas desse tipo no Spotify, provando que uma nova era do áudio chegou e com ela uma geração de novos produtores de conteúdo.

A pergunta que fica para quem está começando é: como ser podcaster de sucesso? Afinal, mesmo que a produção de conteúdo em formato de áudio possa parecer mais simples quando comparada com a de um vídeo, por exemplo, para alcançar e manter a audiência um podcast precisa de um bom planejamento. Por isso, preparamos algumas dicas para conquistar e fidelizar cada vez mais ouvintes. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

PodcastAtualmente já são mais de 4 milhões de podcasts no Spotify e esse número cresce a cada trimestre.Fonte: Gettyimages

5 dicas para bombar na podosfera do Spotify

1. Escolha bem seu público-alvo

Imagine que seu podcast é como um programa de rádio ou uma série de TV. Para que sempre tenham interesse em ouvir o próximo programa ou acompanhar os novos episódios, as pessoas precisam se identificar com o conteúdo apresentado.

Por isso, o primeiro passo é encontrar um nicho para seu podcast. Quanto mais específico for o assunto ou o tema escolhido, maior e mais engajada será sua audiência.

2. Conheça e entenda quem são seus ouvintes

Depois de definir seu nicho, é importante conhecer e entender quem são seus ouvintes, e uma ferramenta que pode ajudar nessa etapa é a Anchor. Por meio da plataforma é possível fazer uma análise gratuita de seu público, assim como acompanhar dados demográficos e as principais tendências entre os ouvintes.

Você também pode descobrir quais são os melhores momentos de seu podcast, os episódios mais populares, entre outros recursos que auxiliam a criar um conteúdo direcionado para seu público.

3. Crie uma conexão com sua audiência

Depois de definir e conhecer os ouvintes é hora de criar uma conexão com eles. A podosfera é uma comunidade, e para que seu podcast se destaque é essencial que você crie oportunidades para que seus seguidores possam interagir com ele.

As redes sociais, o uso de hashtags específicas para o programa e a menção de marcas, convidados, artistas, programas de TV, organizações ou celebridades nos episódios podem funcionar como uma boa forma de divulgação do podcast.

A ideia aqui é criar uma conexão com os ouvintes, então procure sempre responder aos comentários e manter as redes sociais atualizadas com imagens de bastidores, fotos de convidados ou pequenos clipes de áudios dos novos episódios. Invista também uma parte do tempo para criar boas descrições dos capítulos com um texto breve e que desperte a curiosidade do público.

Como criar um podcastFonte: GettyimagesEncontrar um nicho para seu podcast é o primeiro passo para conquistar uma audiência engajada. Fonte: Gettyimages

4. Faça parcerias

Assim como você, os produtores de conteúdo desejam aumentar cada vez mais a audiência dos podcasts. Por esse motivo, é importante se conectar com outros podcasters e criar uma rede de apoio dentro da comunidade.

Você pode mencioná-los nas redes sociais ou indicá-los em um episódio de seu podcast.

5. Convide mais pessoas para o bate-papo

Quem não gosta de uma boa conversa entre amigos? Você pode convidar conhecidos, pessoas influentes em determinadas áreas e até aquela pessoa de quem você é fã e com quem sempre sonhou conversar. Além de ser uma maneira de expandir a audiência e conquistar novos ouvintes, os convidados podem ajudar a promover os episódios do podcast.

Com essas dicas e um bom planejamento, seu podcast tem tudo para ser um sucesso. Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e continue de olho aqui no TecMundo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.