Spotify lança podcasts em vídeo no Brasil para concorrer com YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Spotify lança podcasts em vídeo no Brasil para concorrer com YouTube
Imagem: Spotify/Reprodução

Nesta segunda-feira (11), o Spotify anunciou a chegada de podcasts em vídeo ao Brasil. O recurso estreia amanhã com a adição de imagens em alguns programas já conhecidos pelo público, como PodDelas e Ticaraticast, mas também será liberado para todos os demais criadores de conteúdo ainda nesta terça-feira (12).

A plataforma também anunciou a estreia do podcast original Bocas Ordinárias, que será disponibilizado a partir de 19 de julho com apresentação de Beto Estrada, João Luiz Pedrosa, Julio Beltrão, Pathy dos Reis e MC Soffia.

A novidade estará disponível para publicação via Anchor, ferramenta adquirida pelo Spotify em 2019. A veiculação dos podcasts em vídeo acontecerá diretamente pelo próprio Anchor, onde os usuários poderão gerenciar suas produções.

Com a novidade, criadores de podcast poderão substituir arquivos em áudio já publicados no Spotify pelos vídeos, com a possibilidade de selecionar até 10 episódios por vez. A recomendação do Spotify é de que os criadores utilizem arquivos em formato horizontal com as extensões .mov ou .mp4.

Spotify podcast em vídeoPodcasts em vídeo do Spotify estreiam no Brasil nesta semana (Foto: Joy Macedo/TecMundo)

Também pensando na interatividade com o público, os podcasts em vídeo do Spotify permitirão que sejam adicionadas caixas de perguntas e enquetes, para que o público possa responder e interagir com os episódios.

Novo formato

Anunciada em 2020, a ferramenta vinha passando por um período experimental e foi liberada aos poucos em alguns países. Até abril deste ano, a funcionalidade só estava disponível em cinco regiões.

No Brasil, a empresa havia disponibilizado, em janeiro, podcasts em vídeo em parceria com o Podpah. Neste caso, os criadores estrearam o formato de videocast na plataforma também na América Latina, incluindo transmissões ao vivo com convidados como artistas em um "projeto de verão".

Os usuários podem acessar os podcasts em vídeo do Spotify tanto em primeiro plano, com o vídeo sendo reproduzido em tela cheia, quanto com o vídeo de fundo e o áudio em destaque.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.