Foto de Elon Musk mostra o tamanho do foguete Falcon 9

1 min de leitura
Imagem de: Foto de Elon Musk mostra o tamanho do foguete Falcon 9
Imagem: SpaceX

O fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, usou a (quase) sua rede social Twitter para compartilhar uma imagem do foguete Falcon 9 mostrando sua verdadeira escala de tamanho, após mais um pouso bem-sucedido em Cabo Canaveral, na Flórida, na quarta-feira (25). A dimensão do gigantesco impulsionador pode ser avaliada pela presença de alguns engenheiros caminhando próximo à base de aterrissagem.

Batizada de Transporter-5, a missão do Falcon 9 na quarta-feira foi a oitava operação do tipo lançamento/pouso realizada por este foguete em particular. As missões anteriores do impulsionador levaram ao espaço as cápsulas das missões Crew-1 e Crew-2 em direção à Estação Espacial Internacional em 2020 e 2021.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O voo Transporter-5 levou 59 pequenos satélites de diversos clientes para a órbita terrestre, entre os quais dois fabricados pela startup finlandesa Iceye para a Força Aérea Brasileira. Esse tipo de missão, que compartilha os custos entre empresas interessadas no envio de objetos ao espaço, é a quinta desde que o programa foi criado em junho de 2020.

Um foguete retornável

O grande diferencial das operações da SpaceX reside justamente no retorno seguro do primeiro estágio do Falcon 9 à Terra. A operação possibilita a reutilização da carenagem do propulsor para voos futuros. Isso permite reduzir o custo das missões, que passam a ser mais frequentes.

A foto divulgada no tweet de Musk permitiu avaliar o que representam os 50 metros do primeiro estágio do foguete, que já pousou várias vezes no solo, ou nas três balsas-drones da empresa: Just Read the Instructions, A Shortfall of Gravitas e Of Course I Still Love You.

A SpaceX também usou o Twitter para compartilhar imagens do retorno do Falcon 9, após o "delivery" dos objetos do Transporter-54. Veja abaixo:

Falcon 9’s first stage has landed on Landing Zone 1 – SpaceX’s 22nd launch and landing of 2022! pic.twitter.com/wfj4AbrTk4

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.