SpaceX: veja como o foguete Falcon 9 ficou após oito missões

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: veja como o foguete Falcon 9 ficou após oito missões
Imagem: Reprodução/Trevor Mahlmann

O foguete Falcon 9 B1060 completou seu oitavo voo nesta quarta-feira (30) durante a missão Transporter-2. O B1060 tem a marca de uma viagem a cada um mês e meio, revelando o progresso da SpaceX para o desenvolvimento de um foguete de primeiro estágio reutilizável.

A cadência de expedições deste modelo específico do Falcon 9 está aumentando — foram cinco voos desde janeiro de 2021. O número é ainda mais impressionante quando comparamos com os orbitadores na NASA, que geralmente realizam uma ou duas missões por ano, pois necessitam de muitos reparos entre os lançamentos.

O primeiro uso deste transporte foi em junho de 2020 durante uma missão para a Força Espacial Estadunidense de instalação de satélites GPS III.

Quebra da barreira do som durante o começo da missão Transporter-2Quebra da barreira do som durante o começo da missão Transporter-2Fonte:  Reprodução/ Trevor Mahlmann 

A linha de foguetes Falcon 9 completou 20 missões neste ano. O fotógrafo e jornalista do portal Ars Technica, Trevor Mahlmann, registrou imagens do lançamento e pouso da missão Transporter-2, que enviou vários satélites comerciais e governamentais ao espaço. Podemos perceber como o tempo e desgaste mudou a aparência do valente B1060.

Pouso do B1060Pouso do B1060Fonte:  Reprodução/Trevor Mahlmannhl 

B1060 antes de seu primeiro lançamento em 2020 comparado ao atual estado do fogueteB1060 antes de seu primeiro lançamento em 2020 comparado ao atual estado do fogueteFonte:  Reprodução/ Trevor Mahlmann 

A Transporter-2 foi atrasada

A viagem do Falcon 9 deveria ter sido realizada nesta terça-feira (29), porém foi cancelada durante a contagem regressiva. Um avião entrou na zona de exclusão definida pela Administração Federal de Aviação dos EUA, prejudicando o lançamento. Após o ocorrido, o fundador e CEO da Space X, Elon Musk, publicou um Tweet criticando as regulamentações do órgão estadunidense.

"Simplesmente não há como a humanidade se tornar uma civilização espacial sem uma reforma regulatória", reclamou o empresário. "O sistema regulatório atual está quebrado", concluiu.

Você pode assistir à transmissão completa da missão no vídeo abaixo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.