Twitter: grandes marcas podem forçar Musk a manter moderação

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Imagem: IAB/NewFronts 2022

Uma carta enviada às maiores marcas do mundo, presentes no evento virtual NewFronts 2022, na terça-feira (3), pede que os profissionais de marketing garantam os compromissos hoje assumidos pelo Twitter de assegurar a integridade cívica e moderar conteúdos odiosos. Caso contrário, aconselham os remetentes, esses patrocinadores deveriam simplesmente retirar seus investimentos e boicotar a rede social.

Dirigida a pesos-pesados da publicidade mundial, como Coca-Cola, Disney e Kraft Heinz, a carta é assinada por dezenas de grupos da sociedade civil, como a organização Media Matters for America, o grupo de defesa da tecnologia Accountable Tech, o grupo feminista UltraViolet, o Center for Countering Digital Hate, a National Hispanic Media Coalition e o grupo de direitos digitais Free Press.

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“Como principais anunciantes no Twitter, sua marca corre o risco de ser associada a uma plataforma que amplifica o ódio, o extremismo, a desinformação de saúde e os teóricos da conspiração”, diz a carta. E conclui: "Seus dólares em anúncios podem financiar o projeto de vaidade de Musk ou responsabilizá-lo".

O que disse o Twitter?

Fonte: Elon Musk/Instagram/Reprodução.Fonte: Elon Musk/Instagram/Reprodução.Fonte:  Elon Musk/Instagram 

Embora o Twitter não tenha respondido a um pedido de comentário feito pela CNN, uma declaração para investidores enviada à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) na segunda-feira (2) dá um recado aos anunciantes. Embora não possam especular sobre o que Musk fará após o fechamento do negócio, "não temos mudanças planejadas em nosso compromisso com a segurança da marca", dizem.

A carta de terça-feira remete ao famoso boicote de publicidade feito contra o Facebook em 2020. Visando lutar contra os discursos de ódio na rede social, empresas como a Adidas e o Starbucks se retiraram da plataforma de Mark Zuckerberg.

Só que, diferentemente da abordagem à empresa de Menlo Park, os signatários da carta atual destacam que, no caso do Twitter, os anunciantes podem ser mais proativos e estratégicos, uma vez que o próprio Musk já tweetou sua estratégia.

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Fontes

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