Mastodon, concorrente do Twitter, lança app para Android

1 min de leitura
Imagem de: Mastodon, concorrente do Twitter, lança app para Android
Imagem: Reprodução/Mastodon

A rede social Mastodon, que possui um design similar ao Twitter com uma timeline vertical de posts, acaba de lançar seu aplicativo para Android. Composto por um software livre de código aberto, o Mastodon já havia disponibilizado um app para iOS em 2021.

A rede, entretanto, funciona de forma um pouco diferente do Twitter. Os usuários podem criar comunidades (servidores) e conversar dentro desses espaços ou ainda seguir comunidades já existentes. De toda forma, membros de diversos servidores podem interagir entre si.

Em uma das atualizações mais recentes, o Mastodon adicionou um botão de editar postsEm uma das atualizações mais recentes, o Mastodon adicionou um botão de editar postsFonte:  Reprodução/Mastodon 

"Redes Sociais, de volta em suas mãos", anuncia o site do Mastodon. A frase se refere ao fato de que a linha do tempo do app não funciona de forma algorítmica e não veicula anúncios — questões que têm sido alvo de reclamações constantes de usuários do Twitter. Além disso, em uma das atualizações mais recentes, o aplicativo adicionou um botão para editar os posts (chamados de "toots").

"Nós não vendemos, trocamos ou compartilhamos de qualquer maneira dados que possam te identificar à terceiros", afirma o Mastodon na página de Termos de Serviço. O protocolo responsável por impulsionar o site é o ActivityPub, já incorporado por outras redes sociais como o PixelFed — um espaço alternativo ao Instagram para compartilhar imagens. Assim como o Mastodon, o PixelFed afirma não permitir "análise ou rastreamento de terceiros".

Mais detalhes sobre o app estão disponíveis na página da Play Store do Mastodon. A plataforma exige Android 6.0 para instalação, além de 2,6 MB de espaço livre.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.